Igreja Matriz de Santa Luzia do Itanhy - Foto: Sergipe Trade Tour |
Santa Luzia do Itanhy é a povoação mais antiga de Sergipe e a sua fundação coincide com as primeiras tentativas de colonização do solo sergipano, pelos portugueses. Em 1575, chegam à região os padres jesuítas Gaspar Lourenço e seu irmão de hábito João Solenio, acompanhados por alguns colonos e um grupo de soldados, que visavam a catequizar a população local.
Crasto é um vilarejo de Santa Luzia do Itanhy, encravado às margens do encontro dos rios Piauitinga com o Vaza-Barris, igreja em ruínas no topo de um monte, um trapiche datado do início do século XIX envolto de um vilarejo tipicamente construído para abrigar funcionários do trapiche que no século passado escoava produção de açúcar, gado, cana-de-açúcar e todos os produtos fabricados nos tempos áureos dos engenhos e estâncias do sul de Sergipe.
Vizinho dos municípios de Estância, Indiaroba i Arauá, Santa Luzia do Itanhy se situa a 9 km a Sul-Oeste de Estância a maior cidade nos arredores. Situado a 23 metros de altitude, de Santa Luzia do Itanhy as coordenadas geográficas do município Latitude: 11° 20' 55'' SulLongitude: 37° 26' 45'' Oeste