Praia do Pontal - Foto: Juliano Lima |
Índia Bela ou, simplesmente, Indiaroba. Boa parte da história deste município, que fica a 100 quilômetros de Aracaju, foi marcada pelas disputas entre Sergipe e Bahia. A região que forma as terras de Indiaroba, entre os rios Sagüim e Rio Real, foi alvo de uma ferrenha disputa judicial entre políticos sergipanos e baianos, que durou mais de 100 anos.
Os moradores de Santa Luzia do Rio Real (hoje, do Itanhi) defendiam que aquelas terras pertenciam a eles. Mas os políticos e a população de Abadia (hoje Jandaíra) na Bahia, afirmavam que Indiaroba pertencia a São Salvador. O curioso é que as disputas começaram depois que o ouvidor de Sergipe, em 1728, criou a Vila de Abadia. Mas ele cometeu um erro.
Dizia que as províncias de Sergipe e Bahia eram divididas pelo rio Sagüim e não o Real. Mas antes de os portugueses chegarem por lá, os navegadores franceses já tinham uma ‘relação comercial’ com os índios tupinambás, principalmente levando madeira. Com a conquista de Sergipe por Cristóvão de Barros, em 1590, foram dadas as primeiras sesmarias na região de Indiaroba, mas por conta da resistência dos índios, aquelas terras não foram ocupadas.