Últimos posts

Grutas e Cavernas

Gruta do Talhado (Canindé) Foto: Luis Morais
Gruta do Talhado (Canindé) Foto: Luis Morais

Principais Grutas Cavernas de Sergipe

As cavernas de Sergipe são em sua maioria pequenas, mas com grande riqueza biológica e importância cultural, mas a exploração turística é possível apenas em uma minoria, porque a maioria apresenta características que limitam ou mesmo impossibilitam a visitação e acesso interno.

São cavidades que apresentam grandes colônias de morcegos, e consequentemente muito acúmulo de guano (fezes de morcegos), e associados a esse guano há diversos seres como insetos e aracnídeos e mesmo em algumas é possível encontrar alguns fungos patogênicos.

Laranjeiras
Em terras baixas, Laranjeiras é considerada a cidade com o maior numero de cavernas no Brasil. Ao todo, são 16 cavernas, e dessas, 6 podem ser exploradas turisticamente. O projeto teve início há 3 anos, quando foi levado a Laranjeiras o Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe, onde realizaram um estudo nas cavernas e grutas da cidade e foi realizado o primeiro seminário de Grutas e Cavernas de Laranjeiras.

A maior caverna de Sergipe e que apresenta possibilidades de visitação é a Toca da Raposa, em Simão Dias, com aproximadamente 400 metros de desenvolvimento total (somando-se todos os condutos da caverna). Encontra-se em uma propriedade particular e os proprietários, participaram de um curso ministrado pelo CENTRO DA TERRA, já realizam visitas guiadas e agendadas.

Há outras cavidades em Sergipe que mesmo de pequenas dimensões, se planejadas, permitem visitação de cunho científico, educacional e mesmo contemplativo. São exemplos a Gruta da Pedra Furada, Matriana e Faleiro, em Laranjeiras; a Gruta do Pórtico em Simão Dias, e algumas cavidades em Canindé associadas a atrativos já existentes.

Elias Silva afirma que a possibilidade de um roteiro turístico em Sergipe com foco em cavernas é algo factível, desde que haja planejamento para evitar o turismo desordenado, que gera impactos negativos para o ambiente cavernícola. Há necessidade também de estudos específicos para elaboração de Planos de Manejo Espeleológico, além de sensibilização e treinamento das comunidades locais.

O Centro da Terra atua desde 2002 na identificação, exploração e registro de cavernas, além de proteção e divulgação do Patrimônio Espeleológico sergipano, sempre em busca de novos registros. Além dos 18 municípios já prospectados, há outros com potencial para ocorrência de cavernas e que ainda não foram explorados, a exemplo de Propriá, Indiaroba, Poço Verde, Japoatã e tantos outros municípios, que são apenas alguns exemplos de áreas com probabilidade de novas ocorrências.

Atualmente há pouco mais de 12 associados, dentre estudantes universitários e profissionais das áreas de biologia, história, arqueologia, turismo, geologia, administração e profissionais liberais. No grupo há diversas atuações, desde trabalhos administrativos, palestras, sensibilização de comunidades, até prospecção e topografia de cavernas, monitoramento, coleta de dados, publicações em congressos, etc.

 

Fonte: blogmalasprontas.com.br

Gruta do Talhado (Canindé) Foto: Luis Morais
Gruta do Talhado (Canindé) Foto: Luis Morais
 Veja também
As lagoas existentes no estado de Sergipe, são de restinga e de várzea. Cedro é a maior lagoa em Sergipe. O Estado abriga ainda as Lagoas de Pacatuba, Catu, em Japaratuba e a da Prata, em Tobias Barreto...Saiba mais
Conta com várias ilhas, destacando-se as Ilhas da Paz do Paraíso (nos estuários dos Rios Vaza-Barris) e a Ilha de Arambipe (na foz do Rio São Francisco). Na Ilha de Santa Luzia, defronte a Aracaju, está...Saiba mais
No Estado de Sergipe existem 08 (oito) Bacias Hidrográficas, que são as bacias do Rio São Francisco, Rio Vaza Barris, Rio Real, Rio Japaratuba, Rio Sergipe, Rio Piauí, Grupo de bacias Costeiras 1 (GC1) e ...Saiba mais
Destinos Sergipe
Publicidade