Rio São Francisco - Foto: Gal Santana (Portal Infonet) |
Santana do São Francisco, que já foi conhecido por Carrapicho, tem na sua natureza os trabalhos naturais feitos do barro (matéria-prima abundante na região), distante 125 quilômetros da capital sergipana, Santana do São Francisco, como hoje é conhecida começou foi colonizada por portugueses que expulsaram os holandeses que habitavam a região.
Foi numa fazenda que os portugueses fundaram o município que foi implantado a primeira peça de cerâmica, chamada Carrapicho. O primeiro nome da povoação foi colocado em decorrência da abundância de uma planta rasteira chamada carrapicho, que tem espinhozinhos que aderem à roupa dos humanos e ao pelo dos animais.
Hoje, a cidade vive e respira o artesanato e é conhecida nacionalmente como a cidade da cerâmica, que se encontra disseminada por todo o território sergipano. Entre as peças, encontram-se verdadeiras preciosidades que representam a criatividade do artesão e a capacidade de inovar sem que sua obra perca características tipicamente sergipanas. A cerâmica de Santana do São Francisco reúne verdadeiras obras de arte e artesões de renome internacional como o Beto Pezão e Wilson (Capilé), artistas que possuem o dom natural de transformar o barro em grandes obras de arte.
Principais atrativos turísticos
Mercado Central de Artesanato
No Mercado Central de Artesanato é onde se encontra a representatividade de 60 deles. Ônibus de visitantes chegam todos os dias para trazer visitantes ávidos pela compra da cerâmica. Em frente do mercado, há um mirante recém-construído que avista as águas esverdeadas do rio São Francisco.
Prainha da Saúde
Mas é na prainha da Saúde, no povoado do mesmo nome e a 2 km da sede municipal que a natureza se faz representar em sua magnitude na localidade. Há locais para banhos e um enfileirado de bares rústicos que servem o camarão de água doce e a deliciosa traíra assada. Além disso, sombra e tranqüilidade estão garantidas.
Não é por menos que o filme “Espelho D'Água” foi gravado lá, com o ator Fábio Assunção e grande elenco. As casinhas coloridas, a amendoeira no centro do povoado e o rio esverdeado esculpem uma paisagem típica de um quadro pintado por Adauto Machado. Enquanto o artista plástico não imortaliza a paisagem em um de seus quadros, bom mesmo é conferi-la bem de perto.