Últimos posts
Aracaju - Cultura - Agenda Festiva
Quadrilha junina do estado de Sergipe - Foto- E-Sergipe -Marcelle Cristinne-ASN (Licença cc-by-sa-2.0)
Quadrilha junina do estado de Sergipe - Foto- E-Sergipe -Marcelle Cristinne-ASN (Licença cc-by-sa-2.0)

Principais Festas Tradicionais em Aracaju

Festa de Bom Jesus dos Navegantes
Procissão fluvial realizada em várias cidades do Estado, sempre no mês de janeiro. Destaque para as procissões de Aracaju, no primeiro dia do ano; de Propriá e Neópolis, respectivamente, no último domingo do mês e no primeiro domingo. Em Aracaju, a procissão percorre o estuário do rio Sergipe e em Propriá e Neópolis o São Francisco.

Feira de Sergipe
Durante o evento, que ocorre anualmente no mês de janeiro na Orla de Atalaia, em Aracaju, os municípios sergipanos mostram o que há de melhor em cada deles. No local, há exposição de produtos artesanais e comidas típicas de cada região. O evento, também, tem vasta programação artístico-cultural, mostrando o rico folclore sergipano e o talento dos artistas locais.

Pre-Cajú
Maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju reúne nos seus quatro dias de folia mais de 200.000 pessoas. O Corredor da Folia, na Avenida Beira Mar, em Aracaju, recebe blocos carnavalescos animados por nomes de peso do cenário musical brasileiro. Ao longo da avenida, camarotes e arquibancadas são montadas especialmente para o evento que ocorre em janeiro.

Festas Juninas
Cada cidade celebra as datas com características muito próprias. É um espetáculo variado de cores e sabores para agradar a todos os gostos. Uma grande festa gastronômica segue paralela aos fogos de artifício e às musicas. Brincadeiras, grupos folclóricos desfilando nas ruas, muito forró, xote, xaxado e baião - ritmos musicais genuinamente nordestinos, comida típica da melhor qualidade, paz e harmonia fazem parte da festa.

O 1º dia de junho é recebido com uma salva de fogos de artifícios e a partir daí, a festa começa. Na rua São João, no bairro Santo Antônio, há a tradicional troca de mastro, campeonato de quadrilhas e muito forró.  Simultaneamente, os espetáculos multiplicam-se em outros pontos da cidade: no “forródromo” em frente ao Mercado Municipal, no Gonzagão, na Rua 24 Horas e no Centro de Criatividade,  se concentra grande parte da população para assistir ao vivo shows de artistas regionais e  concursos de quadrilhas.

Destaque para o ForróCaju até o sol raiar. A cada ano o Forró Caju (nos mercados) e a Vila do Forró (na Orla de Atalaia) atraem milhares de pessoas para os festejos em Aracaju, são inúmeras atração nacionais passando pelos palcos da terra dos cajueiros.

werwre
Conheça mais sobre Aracaju
Conheça Aracaju
Publicidade