Catedral diocesana da cidade de Lages - Foto: Eschuch (Licença-Dominio publico) |
Na cidade de Lages, são encontrados inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Uma das principais festas típicas de Santa Catarina
Programe-se para visitar a cidade de Lages, durante o feriadão de Corpus Christi, que é quando acontece uma das principais festas típicas de Santa Catarina, a 'Festa do Peão' a qual reúne milhares de visitantes de todo o Brasil. São dez dias de festa, com shows de artistas nacionais e o melhor da gastronomia local, tendo o pinhão como carro-chefee e, ocorre paralelo ao 'Festival de Música Nativista Sapecada da Canção'.
Com direito a cavalgadas e passeios de charrete
Um outro excelente atrativo, é passar elo menos 1 dia numa grande fazenda, com direito a cavalgadas, passeios de charrete, trilhas centenárias, pesca em açudes e muitas outras atividades ao ar livre. E na fazenda, é imperdível conhecer a Coxilha Rica, uma planície com cerca de 100 km2, como também a antiga rota dos tropeiros, a qual possui rios e campos inteiramente preservados.
Faz reverência aos artesãos ligados à montaria
Não deixe de conhecer os principais monumentos da cidade, como O Tropeiro, que homenageia os fundadores de Lages, O Trançador, que faz reverência aos artesãos de objetos e utensílios ligados à montaria, Os Imigrantes, que retrata os diferentes povos que formaram a população atual da cidade e, O Carro de Molas, que presta homenagem a este antigo meio de transporte.
Sinos importados em 1920, direto da Alemanha
Construída com blocos de pedra e em estilo, a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres é dígna de sua visita. O templo tem os murais projetados pelo alemão August Scheidgen e os pesadíssimos sinos importados em 1920, direto da Alemanha.
Uma das raras mesquitas do sul do Brasil
É possível ver trechos do Alcorão talhados no portal de madeira da Mesquita Islâmica. Em estilo oriental e com visitas sob agendamento, o templo é uma das raras mesquitas do sul do Brasil.