Paróquia São Pedro Canísio - Foto: site Oeste Mania |
Na animada cidade de Itapiranga, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Festa popular dos imigrantes alemães
Programe-se para visitar Itapiranga na época da Oktoberfest, uma das mais importantes atrações de eventos populares da cidade, desperta a atenção de visitantes de todo o Brasil, inclusive do exterior. A primeira Oktoberfest no Brasil, aconteceu em Itapiranga. O tradicional evento, celebra a dança, o folclore e a gastronomia alemã. Essa tão importante festa popular dos imigrantes alemães, existe desde 1978, em um dos principais núcleos germânicos da cidade, a Linha Becker e em seguida, as comemorações acontecem no Complexo da Oktoberfest.
Solenemente bem preservados
Visite também, o Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller, onde existe vestígios de sambaquis, objetos de cerâmica, de pedra lascada e de pedra polida estão solenemente bem preservados
Há cerca de 8.600 anos, foi comprovada a presença do homem na regiãom através de escavações nas barrancas do Rio Uruguai, que revelaram a presença de carvão vegetal. Essas amostras foram conduzidas para Estados Unidos e França, afim de serem submetidas a testes de carbono, sendo mais tarde confirmando a validade dessas peças ora encontradas.
Merece o seu registro
Uma das mais belas edificações da cidade do estado de Santa Catarina se encontra em Itapiranga e merece o seu registro através de sua presença de reconhecimento e seus flashes. Ela se chama, Igreja Matriz São Pedro Canísio e é dedicada a um dos grandes divulgadores da fé católica na Europa.
Edificação em estilo germânico
As praças de Itapiranga, algumas delas remete às pracinhas alemãs, valem ser contempladas por você. Faça caminhada por entre elas desfrute incansavelmente. Entre elas destacamos
a Praça do Imigrante, que merece atenção por abrigar a rodoviária municipal (edificação em estilo germânico), Bem como, a do Monumento ao Imigrante onde tem uma antiga e bela figueira. A Praça das Bandeiras, no centro, é bastante arborizada.