Igreja central de Xanxerê - Foto: Pedrassani (Licença-Dominio publico) |
Até o início do século XIX, índios guaranis e kaingangs habitavam a região de Xanxerê. Nesta época, estabeleceram-se na região alguns fazendeiros, dando início ao ciclo da madeira e pecuária. Anos mais tarde, imigrantes vindos do Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães, radicaram-se na cidade, que havia sido uma área de litígios entre o Brasil e a Argentina. Criaram-se duas colônias militares (decreto nº 2.502 de 16 de novembro de 1859) denominadas Chapecó ('Xapecó') e Chopim.
O capitão José Bernardino Bormann foi incumbido da tarefa, fundando a Colônia Militar de Chapecó em 1880, instalada efetivamente em 14 de março de 1882. Bormann dirigiu a colônia (também conhecida como colônia de Xanxerê) durante dezessete anos. Faleceu em 1919 no Rio de Janeiro, no posto de marechal. A colônia foi extinta em 1890, tornando-se distrito do município de Palmas, no Paraná. Na época pertencia a Santa Catarina, com o nome de Distrito de Generozópolis.
Um litígio quanto aos limites entre Santa Catarina e Paraná, provocou em 1916, a intervenção do presidente da república Venceslau Brás, que resolveu a questão junto com o General Felipe Schmidt, governador de Santa Catarina e o Coronel Cavalcanti, governador do Paraná. Santa Catarina passa a ser dividido em novos municípios, entre eles Chapecó, com a Lei Estadual nº 1.147, de 24 de agosto de 1917. É nomeado provisoriamente para superintendente municipal (equivalente a prefeito nos dias atuais), o coronel Manoel dos Santos Marinho.
Nas primeiras eleições realizadas em Passo Bormann, Xanxerê, São Domingos, Campo Erê e Barracão, distritos do município de Chapecó, foi eleito o próprio coronel Marinho, que nomeou o José Julio Farrapo como intendente em Xanxerê, através da Resolução nº 05 de 1 de Setembro de 1917. A sede do município é transferida pelo governador Hercílio Luz para o distrito de Xanxerê em 5 de novembro de 1919, através da Lei nº 1.260.
Em 5 de dezembro de 1923, a sede muda novamente, desta vez para Passo Bormann, passando o distrito de Xanxerê a ser denominado 'Rui Barbosa', pertencente à comarca de Chapecó até dezembro de 1929, quando voltou novamente a chamar-se Xanxerê. Em 3 de outubro de 1929, pela Lei Estadual nº 1.645, Xanxerê volta a ser sede do município de Chapecó.
Fonte: Ascom Prefeitura de Xanxerê e Wikipédia