Últimos posts
História de Palhoça
Praia Guada do Embau - Foto: Fernando Felgueira- Licença: Freeimages
Praia Guada do Embau - Foto: Fernando Felgueira- Licença: Freeimages

A região antes habitada por índios começou a ser colonizada pelos portugueses, que se estabeleceram na região da Enseada do Brito. Após receber inúmeros imigrantes italianos, alemães e africanos, o lugar passou a desenvolver-se e, em 1793, é fundada Palhoça. Foi elevada à categoria de município em 1894, ganhou forro de cidade em 1919. Em 1928 as lâmpadas não obedeciam aos mesmos padrões de hoje, sua capacidade de luminosidade era marcada na lâmpada em 'Velas' e a soma de três lâmpadas poderia ser 82 velas ou 73 velas. Uma lâmpada poderia ser 32 velas ou 25 velas. Não havia na lâmpada a especificação em Watt como as lâmpadas de hoje.

O sistema era simples, um livro com o nome de todos moradores, em ordem alfabética, que possuíam lâmpadas instaladas na suas casas, com as seguintes informações: Nome do contribuinte, quantidade de lâmpadas, soma total de velas, valor a ser pago, mês de cobrança e um campo para as observações. No campo 'observações' a pessoa encarregada pela cobrança anotava as alterações ocorridas e os casos especiais, como por exemplo: 'Conserva só 2 lâmpadas acesas' ou 'Diminuiu 15 velas paga 8$300' ou ainda se o morador incluir mais uma lâmpada 'Mais 16 velas.

Paga 17$100' Não havia medidor de energia, o consumo era cobrado pela soma de velas das lâmpadas. Predominava uma relação de honestidade e alta confiança entre a sociedade da época e a empresa fornecedora. O preço era de 1$000 (mil-réis) para cada 10 velas, ou seja, uma lâmpada de 32 velas custava 3$200 mensais. Somente as famílias mais abonadas e residentes nos locais onde passava a rede elétrica poderiam ter o privilégio de possuir lâmpadas em suas residências.

Enseada de Brito, único distrito além da sede que sobrou da divisão do antigo território de Palhoça, foi fundada pelo vicentino Domingos Peixoto de Brito, em 1650, que ali ficou somente por dois anos, mas deixou seu nome ligado à povoação. Ela foi elevada à categoria de Distrito Policial em 13 de abril de 1750 e à Freguesia em 13 de maio do mesmo ano.

Por muito tempo ficou isolada do restante do Município, havendo comunicação somente por mar. Apesar disto, já no início de sua colonização se destacou pela pesca e pela agricultura. Há mesmo relato da existência de vinhedos e fabricação de vinho na região. Durante o ápice do desenvolvimento palhocense, possuiu muitos engenhos de farinha e olarias, exportando, juntamente com o pescado e frutas, a maior parte de sua produção para Desterro. Destaque deve ser feito para o fato de que Enseada foi uma das regiões onde primeiro se estabeleceram imigrantes açorianos.

 

Fonte: Prefeitura de Palhoça e Wikipédia

Conheça mais sobre Palhoça
Destinos Santa Catarina
Publicidade