Catumbi de Itapocu - Foto: Grupo Catumbi de Itapocu |
De origem africana e representa a luta entre o duas nações negras: os reis congos e os reis bombos. É dançada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Os cantos são denominados marchas e marchas-fogo e são acompanhados por música de pandeiro e batuque de tambores em várias toadas.
A dança do Cacumbi, ou Ticumbi, é uma manifestação da cultura popular afro- brasileira e simbolizava, originalmente, uma guerra entre duas nações negras. No sincretismo religioso brasileiro, a dança se integrou ao culto de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com a sua apresentação na véspera, ou no dia desses santos. no interior das respectivas igrejas. Em Florianópolis, resta uni único grupo de Cacumbi, dirigido por João Campos, que substituiu o capitão Francisco Amaro, antigo dirigente do grupo, falecido em 1991.
A ligação histórica com a Igreja, o grupo continua existindo, mas há muito tempo não se apresenta publicamente. Na última oportunidade em que isto ocorreu, a apresentação foi feita em palco ao ar livre.
A dança do Cacumbi é formada por duas alas de marinheiros trajados com calças azuis e camisas brancas, sapatos brancos e chapéus enfeitados por quatro fitas, tendo um Capitão ao centro, desempenhando o papel de chamador.