Mergulho na região de Bombinhas-SC - Foto: Juan Pablo Carnevale (Pata da Cobra) |
Principais locais para a prática de Mergulho em Santa Catarina
O litoral catarinense apresenta os melhores pontos de mergulho da região Sul do Brasil. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, próxima a Florianópolis e Bombinhas, é o local preferido pelos praticantes do mergulho autônomo. Já os adeptos do mergulho livre vão encontrar nas enseadas, costões, ilhas e praias de Bombinhas, Porto Belo, Florianópolis e Garopaba ótimos pontos para se aventurarem dentro d’água. Destaque para Bombinhas:
Localizada a 6,5 km de Bombinhas, é o melhor ponto de mergulho autônomo do sul do Brasil, com uma grande biodiversidade de espécies para observação (garoupas, meros, polvos, arraias, lulas, vieiras, lagostas, tartarugas, golfinhos, pinguins, baleias, etc). A visibilidade média varia entre 10 e 18 m, e o mergulho pode atingir mais de 30 m de profundidade. Apenas operadoras credenciadas estão aptas a fazer os passeios até essa reserva de grande importância ecológica e científica, com várias restrições em relação à visitação turística.
Sede da Reserva – Florianópolis. Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, Km 02, Jurerê.
Fone:(48) 3282-2163 / (48) 3369-4231
Ilha do Macuco
O Navio Orion naufragou nesse local em 1915 e é hoje objeto da curiosidade dos mergulhadores. Profundidade: 2 a 11 m.
Batismo submarino
Mesmo quem nunca mergulhou pode experimentar o esporte pela primeira vez, contando com a estrutura e segurança oferecida pelas diversas operadoras da cidade. O mergulho é precedido de explicações teóricas (algumas escolas oferecem adaptação em piscina) para que o aluno se familiarize com as regras de segurança do mergulho autônomo e com o uso do cilindro. O batismo é feito principalmente na Ilha do Arvoredo, na Ponta do Estaleiro e na Ilha do Macuco (ou do Amendoim).