Apfelstrudel - Foto: Confeitaria XV (Divulgação) |
Significa “folheado de maçã”, uma sobremesa tradicional austríaca, que se tornou popular em Santa Catarina devido as influências européias herdadas durante sua colonização. Um doce de estrutura simples, massa folheada com maçãs como recheio, na qual são cortadas em pequenos quadrados, contendo passas, migalhas de pão, canela. É assado no forno e é preferível ser servido quente, normalmente polvilhado com açúcar.
Para a massa filó:
Modo de preparo:
Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para ustilizar-se das medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogenia e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).Preparar o recheio:
Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa.Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%).Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 min. Para uma melhor aparência pincelar uma misturar de gema de ovo e nata por cima.Receita para o recheio:
Como fazer:
Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela / bowl.