Praia de Penha - Foto-Vídeo: Aí Produção Visual |
A região de Penha teve a colonização iniciada no século XVIII a partir da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), por pescadores portugueses - a maior parte deles açorianos - fugindo dos invasores e que procuravam novos locais para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocoroy tornou-se então sede na época, de uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil.
Uma nova comunidade, criada a seis quilômetros da Armação por moradores deslocados de núcleos de Itapocoroy, teve progresso suficiente para se elevada à categoria de freguesia em 23 de março de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocoróy. No século XIX a caça da baleia entrou em crise e foi substituída pela pesca artesanal e comércio rudimentar como subsistência.
Nesse momento, Penha assume definitivamente a liderança como sede da comunidade. Em 1860 a designação de Penha, era distrito da cidade de Itajaí. Em 21 de junho de 1958 foi elevada à categoria de município, efetivamente instalado em 19 de julho do mesmo ano. Os primeiros dados populacionais são de 1840, quando tinha 1.640 habitantes e no século passado, em 1920 tinha 4.830 habitantes.
Seu desenvolvimento turístico teve início na década de 1970 e hoje sua população gira em torno de 45.000 mil habitantes, chegando a passar dos 300.000 mil durante a temporada de verão.[carece de fontes] Uma nova fase do município começou a ser vivida com a instalação do Beto Carrero World - segundo maior parque temático do mundo. Penha, em expansão, vê surgir uma infraestrutura na parte de hotelaria e gastronômica, enquanto cresce também a maricultura - cultivo de mariscos. Com isso, Penha ganhou o título de 'capital nacional' do marisco.
Fonte: Ascom Prefeitura de Penha, Wikipédia