Capela da Praça do Centro Histórico- Foto: Cesarious (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Garopaba ainda conserva a tranquilidade das antigas vilas de pescadores, em meio a exuberancia de suas praias de grande beleza natural. Passeios de barco e voo livre são algumas das variadas atividades para praticar e usufruir, bem como, a observação de baleias-francas. A cidade também possui excelentes opções de compras, gastronomia e uma vida noturna bem badalada, durante a alta estação.
Principais Pontos Turísticos de Garopaba:
Práticas do Surf
Praias do Silveira e da Ferrugem. A primeira é mais agreste, com as melhores ondas do país. Já a segunda, destaca-se o costão Norte. Outras praias de Garopaba também são propícias à pratica do surfe, como a da Enseada do Centro Histórico (com vento sul).
Pesca da tainha
Acontece entre os meses de maio e junho, época em que os cardumes se aproximam do litoral catarinense. A pesca é feita em canoas a remo, usando redes de arrastão. Quando os pescadores retornam à praia, é festejada por visitantes que ajudam a puxar as redes carregadas.
Passeios de barco
Como destaque nosdestinos estão a Ilha do Coral, o Ilhote de Siriú e até a Praia de Naufragados (Florianópolis).
Suas Praias
As praias de Garopaba também são atrativos importantes na região, onde destacamos as Praias da Gamboa, do Siriú e do Ouvidor São os recantos mais tranquilos do litoral do município. As praias da Gamboa e do Siriú (ao Norte, com acesso pela GPB-010) são típicas vilas de pescadores, onde é possível encontrar pousadas, restaurantes e áreas de lazer. A Praia do Ouvidor (a 14 km do Centro, pela SC-434) é a mais sossegada delas.
Centro Histórico
É composto por casario açoriano distribuído pela orla e pelas ruas paralelas, a Praça 21 de Abril, a Igreja Matriz São Joaquim e a edificação conhecida como Vigia - antiga sede administrativa da armação baleeira de Garopaba, que hoje abriga uma galeria de arte e artesanato.
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
A imagem da santa é levada da Praia da Vigia até a Praia Vermelha (Imbituba) numa embarcação, que tem seu trajeto acompanhado da praia por centenas de fiéis e visitantes. Na primeira semana de fevereiro.