Últimos posts
História de Gramado
Lago Negro - Foto: Fernandosaldado (Licença-Dominio publico)
Lago Negro - Foto: Fernandosaldado (Licença-Dominio publico)

Três homens importantes decidiram arcar com a responsabilidade de transferir a sede do 5º Distrito de Taquara, localizada na colônia Linha Nova italiana desde 1904, para onde é hoje Gramado, o que aconteceu pelo ato nº 139 de 17 de janeiro de 1913, assinado pelo Intendente de Taquara, Coronel Diníz Martinz Rangel.
Eram eles:
Major José Nicoletti Filho – Sub Intendente do Distrito
João Leopoldo Lied – Escrivão
Pedro Benetti – Comerciante
A transferência foi ocasionada pelo conhecimento de que uma estrada de ferro traria o trem de Taquara à Canela. Logo após a transferência da sede para Gramado, vieram os imigrantes e filhos de imigrantes italianos e alemães, embora em nossas terras já habitassem alguns poucos portugueses.  O trem, finalmente, deu seu primeiro apito em 1921. Gramado tinha uma comunidade laboriosa e crescia vertiginosamente com suas indústrias e forte comércio, até tornar-se uma Vila, em 1937. Quatro hotéis de madeira localizados no centro e mais Parque Hotel recebiam os veranistas. O trem voltava levando madeira, vinho e produtos de nossas colônias para outras cidades.

Alemães ilustres vieram da Alemanha para residir em Gramado e ajudaram a construir e embelezar a pequena Suíça Brasileira, como eles apelidaram a nossa Vila.  Em 1948, um grupo de homens acreditou na possibilidade de Gramado emancipar-se de Taquara. Organizaram a Comissão Pró-Emancipação, tendo como presidente o Sr. Osvaldo Seidl, vice presidente, Dr. Érico Albrecht, secretário professor Hugo Daros e tesoureiro Sr. Walter Bertolucci. A tentativa, por diversas razões, não deu certo. Gramado continuou crescendo.

No dia 26 de setembro de 1953, reuniram-se novamente no comitê os representantes das agremiações partidárias locais, para o fim exclusivo de formarem uma nova Comissão Emancipacionista que ficou assim constituída: Sr. Walter Bertolucci – Presidente Professor Hugo Daros – Secretário Sr. Euzébio Balzaretti – Tesoureiro  Foi um movimento de vivo entusiasmo e firme objetivo. No dia 15 de dezembro de 1954, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Ernesto Dornelles assinou a Lei número 2.522 que criou o município de Gramado.

O povo correu às ruas para festejar o grande acontecimento. Porém, não foi fácil realizar este sonho. Muitos problemas tiveram que ser enfrentados. Marcação de diversas terras, arrecadação de assinaturas, fatos confusos aconteceram, mas foram resolvidos por homens também determinados como o senhor Leopoldo Rosenfeldt, Remy Henrique Zatti, Arno Michaelsen, Alcides Arend, Reinaldo Baqui e tantos outros que se propuseram a trabalhar pela emancipação.

No dia 20 de fevereiro de 1955, houve a eleição para o primeiro Pleito e, o primeiro prefeito eleito foi o senhor Walter Bertolucci, pelo PTB e Leopoldo Rosenfeldt, vice prefeito pelo PRP.  A instalação do município foi no dia 28 de fevereiro de 1955, na Sociedade Recreio Gramadense, quando o Juiz de Direito da Comarca de Taquara, Dr. Jocerli Augusto Medeiros Pereira instalou, solenemente, a primeira Câmara de Vereadores, assumindo a presidência o senhor Arno Michaelsen.

Fonte: Ascom Prefeitura de Gramado

Conheça mais sobre Gramado
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade