Spa do Vinho - Foto: site As boas Coisas da Vida |
Na interessante cidade de Garibaldi, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Embarcar na maria-fumaça, que parte de Bento Gonçalves
Uma só tacada é suficiente para conhecer várias atrações típicas em Garibaldi. Para isso basta embarcar na maria-fumaça, que parte de Bento Gonçalves. Logo na saída do passeio você é brindado com cortesia de suco de uva e vinho até a próxima estação, na cidade vizinha de Carlos Barbosa. Durante o percurso, há uma parada estratégica em Garibaldi, levada a música e brindes de espumante. A duração da viagem dura em cerca de duas horas e enriquece o trajeto do passeio, com apresentação de grupos folclóricos nos vagões. Para quem desejar um bis, pode fazer o caminho inverso.
Arquiteturas do século XX, com influências européias
Dentro da cidade, precisamente no Centro Histórico, faça uma prazerosa caminhada afim de contemplar as construções em arquiteturas do século XX, com influências européias. Entre elas dá para conhecer a Mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos, a Igreja da Matriz e o Museu Municipal, onde estão agregados inúmeros objetos dos imigrantes. Para quem não gosta ou não pode caminhar, esse tour pode ser feito através de um caminhão adaptado, chamado de o Tim-Tim.
Muito bom para visitar Garibaldi é quando acontece a Fenachamp, uma grande Festa do Espumante, com exposições de produtos, feiras, cursos de degustação e shows.
Os tours terminam com degustações
Não deixe também, de visitar as fábricas de marcas tradicionais como Chandon, Don Laurindo, Peterlongo e Vinícola Garibaldi. Nas visitas acompanhadas de guias, os turistas assistem todo o processo de fabricação dos produtos. Já na Peterlongo, ainda é possível colher uvas e como os demais, os tours terminam com degustações nas vinícolas e ainda pode escolher qual bebida levar para casa.
Produtos da culinária italiana
No turismo gastronômico, impossivel não se deliciar com os produtos da culinária italiana. Predominantemente a cozinha italiana é presença certa nos cardápios dos restaurantes de Garibaldi, contudo, preferencialmente prioriza ingredientes produzidos na serra gaúcha, colhidos nas hortas de seus próprios estabelecimentos. Os acompanhamentos presentes, estão nos pães artesanais, os queijos da colônia, as saladas, as massas, os risotos e as carnes, e não poderia ficar de fora, é claro, os vinhos e espumantes produzidos na região.