Tirolesa em Bento Gonçalves-RS - Foto: Fernando Sperotto (Prefeitura Bento Gonçalves) |
Esportes radicais em Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é região oferecem um cenário privilegiado para a prática do turismo de aventura. Devido à sua formação geológica, a região é rica em vales, canyons, rios, cachoeiras, cavernas e túneis, além de possuir uma exuberante floresta nativa e vales cobertos de parreiras. Atividades: rafting, pêndulo, canionismo. No Parque de Aventuras Gasper: rapel, escalada artificial, tirolesa, paint ball, arvorismo, passeio de quadriciclo e treinamento empresarial.
O turismo de aventura na cidade passou a se consolidar no ano passado, desde a abertura do Parque Gasper, que faz parte da Rota Rural Encantos de Eulália. O charme do local fica por conta do Paredão da Eulália, uma imensa parede rochosa de 135 metros de altura, onde os turistas podem praticar rapel. Na atividade, é possível realizar uma descida de 60 metros em plataformas instaladas junto à montanha. No retorno, uma escalada por degraus de ferro, adaptados para novatos no esporte, proporciona uma experiência com total segurança, emoldurada por uma paisagem espetacular.
Outro atrativo do Gasper é a tirolesa. Em um percurso de 750 metros, divididos em duas etapas, os turistas deslizam por meio de roldanas presas a dois cabos de aço, a 60 metros de altura. O ponto alto é o final do trajeto, que encerra ao lado do Paredão da Eulália. O parque ainda oferece atrações como paint ball, escalada artificial, arvorismo e passeio de quadriciclo. Além dos esportes radicais, Bento aposta no cicloturismo como atrativo aos aventureiros