Prédio da Prefeitura Municipal - Foto: Leandro da Silva Bertoncello (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Na cidade de Bagé, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Visão panorâmica de toda a cidade
Impossível ir á Bagé e não subir no Aqui, no morro da TV, onde além de uma historia interessante tem-se uma visão panorâmica de toda a cidade. Segundo a lenda muito conhecida, diz que no morro foi enterrado o índio Ibajé, sendo assim, conforme informações dos historiadores seria o motivo pelo qual, do nome da cidade ser Bagé.
Trabalhos de vários artesãos da cidade
Para quem não viaja sem ter que trazer algumas lembrancinhas do lugar visitado, deve ír à Casa do Artesanato, onde os artesãos expoem seus trabalhos os comercializa. Possui trabalhos de vários artesãos da cidade, feitos nos mais diversos materiais, como madeira e lã, produtos típicos da nossa região.
Já foi invadida pelos revolucionários
Com sua construção finalizada em 1988, não deixe de conhecer a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que Em 1893 (Revolução Federalista) ainda como capela, foi invadida pelos revolucionários. Sua reforma aconteceu em 1930 e construída uma torre. Foi demolida em 1963 pelos padres capuchinhos e um novo templo foi construído, sendo assim celebrada sua primeira missa, em 08/12/1966.
Grande acervo com mais de 2.000 obras
Uma das construções mais antigas e belas de Bagé, merece sua visita. O Museu Dom Diogo de Souza agrega um grande acervo com mais de 2.000 obras retratando a rica história de Bagé, como vestuário, objetos pessoais, luminárias,louças e móveis. Possui também duas hemerotecas (coleções de jornais) e duas fototecas contendo 15.000 fotos históricas.O prédio Teve vários usos durante o século passado. Após 1914, chegou a funcionar como instituição assistencial hospitalar aos portugueses.
Duas salas negras para exposição
Com um acervo de mais de 870 obras históricas, o Museu da Gravura Brasileira está de portas abertas aguardando sua visita. O Museu é constituído por duas salas negras para exposição, uma secretaria, uma cozinha e uma sala de recepções. Também funciona no seu interior, uma loja de produtos confeccionados nas oficinas do próprio Museu, com reproduções de obras do acervo do Grupo de Bagé.