Amanhecer na Praia da Cal com o Morro das Furnas à direita - Foto: Tetraktys (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Torres possui as praias mais belas do Rio Grande do Sul ficam. Seu nome se originou dos enormes penhascos entre os balneários. Do alto das torres, a vista panorâmica contemplativa cativa o visitante e o povo gaucho que lotam as praias durante o verão.
Principais Pontos Turísticos de Torres:
Praia Grande
São 2km de extensão,que vai da barra do Rio Mampituba até o primeiro afloramento rochoso, que é raso e não tem nome, é a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos e shows a céu aberto no verão.
Praia da Cal
Sua localização é entre o Morro do farol e o Morro das Furnas, cujo nome se deve á antiga presença de fornos de torrefação de conchas retiradas de sambaquis para fabricação de cal.
Praia da Itapeva
Fica logo após o Parque da Guarita, com seis kilômetros de extensão e o seu nome foi devido ao Morro da Itapeva que em Tupi Guarani significa 'Pedra Chata'. Única praia da cidade de Torres que permite o acesso de carros.
Rio Mampituba
O nome Mampituba é de origem Tupi e significa 'Rio de Muitas Curvas', Sua foz foi fixada pelos molhes, o que facilita a saída dos barcos pesqueiros.
Lagoa do Violão
Fica no centro da cidade e tem esse nome por seu formato original assemelha-se a um violão. Tem de 2km quadrados de extensão, toda pavimentada e iluminada a sua volta e uma passarela também, possui no seu interior peixes, tartarugas e aves aquáticas.
Praia do Molhes
É um dos recantos da cidade, sempre recebe um grande número de turistas todos os anos, mas é no verão que , essa praia fica repleta de visitantes. A maior parte dos que frequentam o lugar são jovens, que aproveitam para pegar algumas ondas.
Ilha dos Lobos
Está à cerca de 1.800 metros da praia e é uma Unidade de Conservação, qualificada com Refúgio da Vida Silvestre mantida sob a responsabilidade da Unidade de Torres do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade. Na ilha é proibido qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surfe. O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias.
Dunas
As dunas costeiras formaram-se durante os últimos 5.000 anos pela interação entre o mar, o vento, a areia e a vegetação. Esse complexo ecossistema estende-se por 600km no litoral gaúcho, desde o Arroio Chuí, até o Rio Mampituba(Torres), formando o maior sistema de praias arenosas do Mundo.
Santinha
Oratório Nossa Senhora dos Navegantes. No local, existe uma vertente de água cristalina que sai da rocha do Morro do Farol e, a imagem de uma santa. Está localizada entre a Prainha e a Praia da Cal.
Torre Sul
Possui um grande paredão de frente para o mar e está localizada no Parque da Guarita. Pela escada de mais de 100 degraus, é possível chegar ao topo e, de lá, pode-se desfrutar de uma linda vista panrâmica para o Parque e a Praia da Guarita, Praia da Itapeva, Morro do Meio, as Dunas e a cidade.
Morro do Farol - Torre Norte
Conhecido por Morro do Farol, local de intensa ocupação por sua beleza natural, abrigou um cemitério indígena e o Forte de São Diogo, em 1777 e o Primeiro Farol construção em 1911. Um lugar ideal para se contemplar as belezas naturais da cidade. Lá, podemos ver todas as praias, as torres, a lagoa do violão, as serras, as dunas e a ilha dos lobos.
Torre do Meio
Em virtude de seu tamanho, é a mais importante das 'Torres'. Também conhecida por Morro das Furnas, fica entre a Praia da Cal e a Praia da Guarita e a Trilha que atravessa por cima do platô, é uma excelente opção de caminhada.
Parque da Guarita - Praia da Guarita -
O Parque Estadual José Lutzenberger, mais conhecido como Parque da Guarita, é uma Unidade de Conservação Brasileira. Seu nome homenageia o ambientalista gaúcho José Lutzenberger, que foi um dos incentivadores da sua criação. É constituído essencialmente por ecossistema costeiro, contando com a Praia da Guarita, porém na sua implantação foram criadas áreas reproduzindo outros ecossistemas da região. Possui cerca de 350 hectares.