Chateau Deau visto à noite - Foto: Robispierre Giuliani (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Em razão de ser uma cidade com ampla diversidade e miscigenação cultural, Cachoeira é composta por etnias portuguesas, espanholas, italianas, alemãs, africanas e, nuna escala menor, japonesas e árabes. A cidade também possui uma grande história emoldurada em suas belas arquiteturas, nas suas tradições, em festas populares e na memória do povo de cachoeira.
Principais Pontos Turísticos de Cachoeira do Sul:
Château d'Eau (Castelo das Águas)
Inaugurado em 1925 para bombear água até as áreas mais altas da cidade, sendo desativado em 1980, deixando de ser reservatório, nem passagem de água, para se tornar em ponto turístico. Reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como patrimônio histórico do estado, no ano de 2007. Em estilo eclético, o Château forma, em comunhão com a Catedral Nossa Senhora da Conceição e o Casarão da 15 de Novembro, (sede da prefeitura), um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do estado.
Catedral Nossa Senhora da Conceiçã
Um templo católico inaugurado no ano de 1799. Esses dois monumentos fazem alusão à figura mitológica de Netuno e à figura católica de Nossa Senhora da Conceição, as quais possuem estátuas no topo do Château d'Eau e da Catedral, respectivamente.
Outros templos religiosos
Igreja Santo Antônio construída em estilo barroco, a Igreja São José em formato arredondado, e o Templo Martinho Lutero que foi construído por alemães e principal símbolo luterano na cidade e, que são também, muito procurados por turistas.
Ponte do Fandango
Principal cartão-postal de Cachoeira do Sul, foi inaugurada em 1961 para facilitar o acesso da cidade com Porto Alegre, sendo a primeira ponte-barragem do Brasil e a segunda maior ponte do mundo.
Centro histórico
A Câmara de Vereadores, também atrai muitos turistas, bem como outros prédios históricos, que se tornaram comércio ou agências bancárias, a exemplo da fachada do Banrisul, do Itaú e da antiga agência do Unibanco.