![]() |
Vista Panorâmica do Planeta Park - Foto: Planeta Park |
Toledo surgiu quando a Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A - Maripá adquiriu junto a uma companhia imobiliária inglesa uma gleba de terras denominada Fazenda Britânia, iniciado em seguida a ocupação e desbravamento da área ao trazer colonos do Rio Grande do Sul. A atividade inicial foi a extração de madeira para atender os mercados da Argentina e Uruguai. O plano de colonização fundamentou-se em pequenas propriedades, com média de 10 alqueires paulistas.
A partir daí o desenvolvimento ocorreu de forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espírito gregário. Na década de 1960 para 1970 a modernização da produção imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, ocasionando o êxodo rural e a acelerada urbanização.
A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, desenvolveu-se rapidamente na década de 50, culminando com a fundação do Frigorifico Pioneiro S/A, que teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia no ano de 1964, que veio a implementar o sistema de integração nas áreas de aves e suínos, além de um complexo fabril que a tornou a maior indústria instalada no município. Inicialmente atuava por meio da Frigobrás, mas após a incorporação desta à Sadia S.A., o setor de compras foi transferido para outra localidade.
Mais recentemente a fusão entre a Sadia e a Perdigão, atual BRF, motivou a transferência da área administrativa para Curitiba, mas o complexo fabril permanece inalterado, com cerca de 7 mil trabalhadores, cuja produção atende o mercado interno e externo. Nos anos 90 a Sadia passou a investir na ampliação da área suinícola e Toledo expandiu seu rebanho de 100 mil para mais de 400 mil cabeças.