Folclore do Paraná - Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais |
O folclore curitibano é caracterizado pela mescla de diversas culturas trazidas pelos imigrantes que se estabeleceram na cidade durante o século XIX e XX. Atualmente, o município possui aproximadamente 16 grupos folclóricos que resgatam, preservam e promovem as tradições e os costumes dos imigrantes que chegaram na localidade. Curitiba possui os grupos folclóricos Wisla e Junak, que têm como meta difundir a cultura polonesa na cidade e possuem o reconhecimento do governo polonês pela sua autenticidade com a cultura polonesa.
Em relação aos grupos folclóricos alemães, a capital possui o Germânico Alte Heimat e o Original Einigkeit Tanzgruppe, que buscam cultivar e promover as tradições alemãs. Os descendentes de portugueses e ucranianos também fundaram seus próprios grupos folclóricos como o Alma Lusa e o Rancho Folclórico Casa de Portugal, que têm como objetivo promover e cultivar a cultura portuguesa no município; e para representar os ucranianos existe o Barvinok e Poltava.
A comunidade italiana também possuem alguns grupos folclóricos como o Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade, fundado em 1985; o Giuseppe Garibaldi, que divulga danças tradicionais oriundas de diversas regiões italianas; o Giardino D' Amuri, que realiza intercâmbios culturais com outras localidades da Itália; e o Siciliano Isola Del Sole, criado em 1996