Festa da padroeira de Pinhais - Foto: Paroquia |
A festa da Padroeira de Pinhais é tradicionalmente uma das maiores do município, já que a igreja Nossa Senhora da Boa Esperança foi a primeira igreja na cidade de Pinhais, cuja construção se deu em 1927.
A igreja foi construída objetivando uso do matrimônio que uniu as famílias Weiss e Scarpa, posteriormente sendo doada à comunidade após o casamento. Na igreja está a imagem da santa, q qual fora transportada da Europa pelo devoto José João Sordo, no ano de 1900, o qual, antes já planejava construir uma igreja para abrigar a imagem.
Com a emancipação do município de Pinhais, Nossa Senhora da Boa Esperança passou então a ser a padroeira da cidade. O seu dia é comemorado em 13 de maio. A igreja é uma das construções do município que, em 2002, foi transformada em patrimônio histórico.
Atualmente, é utilizada apenas para visitações e realizações de novos casamentos. Já as celebrações, são realizadas no atual templo construído no inicio deste século, visando oferecer mais espaço para atender a comunidade da região que cresceu muito nos últimos anos.
Esta Paróquia é tão importante para a comunidade de Pinhais que a Prefeitura, em 2002, considerou-a Patrimônio Histórico e Cultural. Após dois anos, a igreja foi restaurada e reinaugurada no dia 24 de julho.