Rio Carirí (Serra do Mar-Pr) Foto: Carlos Renato Fernandes |
O litoral do Paraná é o local ideal para começar a praticar o ecoturismo no estado. Além das praias, onde é possível relaxar e aproveitar o Sol, existem variadas opções para quem está procurando aventura. No Conjunto Marumbi, no Parque Estadual Pico do Paraná e no Morro do Sete, o turista pode praticar montanhismo em cenários de rara beleza. Outra opção é visitar a Ilha do Mel, que só é acessível pelo mar. Por lá não existem carros ou motos e todos os trajetos são feitos a pé, por trilhas bem cuidadas que levam a cavernas, praias e montanhas. O local conta com várias pousadas, restaurantes e bares, que oferecem toda a infraestrutura necessária para que a viagem seja confortável.
Na região dos Campos Gerais, o viajante tem a oportunidade de conhecer paisagens típicas da região, com escarpas serranas e araucárias. Vale a pena conhecer o Parque da Vila Velha, onde é possível explorar cavernas subterrâneas com espeleotemas (formações rochosas encontradas no interior de cavernas, como estalactites e estalagmites) e praticar rafting no Rio Iapó.
No centro-sul do Paraná, é possível encontrar trilhas que levam a cachoeiras incríveis, que podem chegar até a 100 metros de altura. Em Prudentópolis, a dica é conhecer a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ninho do Corvo, onde a natureza esculpiu excelentes pontos para a prática de escalada, rapel, arvorismo e tirolesa.
Nenhum roteiro de ecoturismo no Paraná estaria completo sem o Parque Nacional do Iguaçu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, na fronteira com Argentina e Paraguai. O local abriga uma das sete maravilhas do mundo natural: as famosas e impressionantes quedas das Cataratas do Iguaçu.