Leitão Maturado - Foto: Divulgação |
A Festa do Leitão Maturado é umas das maiores festas gastronômicas do estado. O prato principal consiste na carne suína, que recebe o preparo de maturação — processo que antecede a defumação — e logo depois é assada em grelhas sobre a brasa. Seus acompanhamentos são arroz branco, creme de milho, farofa e saladas variadas.
Igredientes
1 – leitão “tipo carne” (leitão light), com peso bruto (vivo) nunca superior a 40 kilos, sal, pimenta do reino, noz-moscada ralada, açucar e sal cura (nitrito de sódio).
Receita para temperar 10 quilos de carne
- 180 gramas de sal refinado (1,8%)
- 10 gramas de sal cura (0,1%)
- 01 colher (chá) rasa de açucar
- 01 colher (chá) rasa de noz-moscada
- Pimenta do reino a gosto
Como fazer:
Limpar o leitão, retirar cabeça e os pés e desossar. Pode ser inteiro ou em partes, trabalhando a carne que fique com espessura igual em mantas. É necessário que o animal seja o tipo “ligth” porque esse tipo de suino possui pouquissima gordura e com isso a carne pode ser assada com a pele, dando melhor aparência, além de que a pele é bastante apreciada. Desossado o leitão, aplica-se manualmente o tempero a seco, de maneira uniforma e em ambos os lados. Depois de temperado, acondicionar a carne em bandejas plásticas apropriadas para guardar alimentos, e levar a conservação em geladeira por um prazo de 3 a 4 dias. Durante o periodo virar a carne duas vezes por dia, passando a parte de cima para baixo. Não se deve jogar o caldo que vai se formar no fundo da vasilha e sim retira-lo ao virar a carne e com ele rega-lo novamente. Após os quatro dias de maturação, assar em churrasqueira com fogo brando e servir.
Acompanhamento: Arroz Branco, Creme de Milho, Farofa, Salada de repolho com abacaxi, Salada de vagem e cenoura
Fonte :www.leitaomaturado.com.br