Campus central da Universidade Federal do Paraná - Foto: Morio (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Numa pesquisa publicada pela revista Forbes, Curitiba recebeu uma citação como a terceira cidade mais sagaz do mundo, pelo fato de ser ecologicamente sustentável, no que se refere à boa qualidade de vida de seus residentes. A cidade se encontra em domínio da Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados do Brasil, contudo, ainda consegue preservar grande quantidade de áreas verdes para uma grande cidade, possuindo em torno de 65m² de área verde, por habitante.
Na capital paranaense, existem diversos eventos culturais tradicionais à exemplo do 'Festival de Teatro de Curitiba' e a 'Oficina de Música de Curitiba'. Na cidade, também acontece anualmente, a 'Bienal Internacional de Curitiba', que já recebeu mais de 1 milhão de visitantes. Outros eventos que merecem destaque, estão aqueles relacionados à imigração, à exemplo da 'Festa da Uva', ligada à imigração italiana, como também os 'Quatro Matsuri', que tem haver com à imigração japonesa, os quais destacamos: Imin Matsuri (Festival de Imigração), o qual celebra a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil e o Haru Matsuri (Festival da Primavera), que celebra o final do inverno e o início da Primavera.
A cidade de Curitiba também possui alguns importantes museus, instalados em prédios históricos, onde vale destacar o 'Museu Paranaense' dedicado às artes plásticas e à história da cidade, o 'Museu Oscar Niemeyer' que também tem dedicação às artes plásticas, o 'Museu de Arte Sacra' o qual possui imagens religiosas e arte sacra, o 'Museu do Expedicionário' onde abriga a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, dentre outros mais.
Na sua gastronomia, a capital paranaense, apresenta em seu cardápio, muitas surpresas aos visitantes em razão de sua variação, contudo, destacamos os seus três pratos principais, que são o 'Barreado' à base de carne bovina, toucinho e temperos típicos da culinária do Paraná, o 'Pinhão' muito bem apreciado depois do cozimento na panela de pressão ou do assamento na chapa e a 'Carne de Onça', que embora não tenha nada a ver com a fera, o prato é composto de pão preto com cobertura de patinho cru moída por três vezes com cebola, cebolinha, cheiro verde e azeite de oliva.