Últimos posts
Pontos Turísticos em Lapa
Panteão dos Heróis (onde jazem os corpos dos legalistas) - Foto: Georges de Moraes (Licença-cc-by-sa-3.0)
Panteão dos Heróis (onde jazem os corpos dos legalistas) - Foto: Georges de Moraes (Licença-cc-by-sa-3.0)

A Lapa tem origem ligada ao tropeirismo e é uma das cidades mais antigas do Paraná. Mantém seu Centro Histórico com características originais. As ruas são calçadas de paralelepípedos, as réplicas de luminárias antigas e construções em estilo colonial português dos séculos XVIII e XIX encantam os turistas. Nas suas ruas e nas propriedades imobiliárias permanece bem viva a memória de um episódio que marcou a trajetória política brasileira e ficou conhecido como Cerco da Lapa.

Principais Pontos Turísticos da Lapa:

Reserva Mata do Uru
Localizada a apenas 6 quilômetros da cidade da Lapa, a Reserva Mata do Uru possui uma área de 128,67 hectares e abriga remanescentes da Floresta com Araucárias e Campos Naturais. O local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, mantida por meio de parceria entre Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), família do proprietário e Grupo Positivo.

Santuário de São Benedito
É o maior santuário do mundo dedicado a São Benedito. A obra tem origem em uma capela construída aproximadamente em 1870 por um devoto, em agradecimento por uma graça alcançada. Em 1947, foi substituída pela construção atual. Abriga a imagem de São Benedito, que havia na antiga capela, e possui vitrais em todo seu entorno. A forte influência dos negros sobre a cultura lapeana faz de São Benedito um santo de grande devoção da população. É reverenciado como Padroeiro da Congada e dá nome a uma das maiores festas religiosas do município, realizada no dia 26 de dezembro.

Igreja Matriz de Santo Antônio
Tombada pelo Iphan em abril de 1938 a Matriz de Santo Antônio tem um estilo colonial português simples, com seus arcos batidos, que dão forma à construção mais antiga da cidade. Sua construção foi iniciada em 1769 e concluída em 1784. Inicialmente, a técnica usada na sua edificação foi a de “taipa e pilão” (terra úmida comprimida entre tábuas móveis). Dedicada a Santo Antônio, padroeiro da cidade, a igreja foi erguida por escravos.

Parque Estadual do Monge
A principal atração do Parque é a Gruta do Monge, onde em 1847 viveu o místico Monge João Maria D’Agostinis, que se entregava ao estudo das plantas, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações. O monge tinha um olhar manso, estrutura baixa, rosto magro, barba grisalha, sempre era encontrado vestido de hábito franciscano sobre o qual, caíam longos cabelos e repartia com seus semelhantes o único bem que possuía – a fé. Devido aos milagres atribuídos ao Monge, a Gruta recebe pessoas que depositam seus pedidos de cura.

Conheça mais sobre Lapa
Destinos Paraná
Publicidade