Antiga Estação ferroviária transformada em estação cultural - Foto: Ricardo Melo Araujo (Licença-cc-by-sa-4.0) |
Principais Pontos Turisticos de Antonina:
Prainha
Com 200m de comprimento e 10 m de largura, na baía de Antonina. Tem águas claras e rasas, vegetação rasteira e elevações junto ao mar. O acesso pela é pela estrada que vai a Ponta da Pita. Possuindo área de lazer, lanchonete, ancoradouros para barcos pequenos, etc. Localiza-se no bairro do Itapema, a 4 km do centro.
Ponta da Pita
Tem uma formação rochosa que avança dentro da baía, é um agradável local de lazer, ideal para banhos, pescarias e piqueniques. Localiza-se no Bairro Itapema.
Ponta do Félix
Construída no ponto mais calmo e isolado da região. O entroncamento de quase 500 m. No local funciona os Terminais Portuários da Ponta do Félix, o mais moderno terminal frigorífico da América Latina. Localiza-se no Bairro do Itapema, a 6 km do centro.
Rio do Nunes
Com 10 m de largura, seu leito é revestido de pedregulhos e água límpida, construída em agradável praia fluvial, em área gramada e arborizada, usada para acompanhamentos e possuindo ainda mesas, bancos, churrasqueiras, bar, vestiário e sanitários. Localiza-se a 16 km de Antonina, no distrito de Cacatú, com acesso pela PR 340.
Pico do Paraná
Localizado na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul, possui 1962 m, sendo o mais alto do sul do Brasil. Foi descoberto por Reinhard Maack e conquistado em julho de 1941. Hoje quando já se comemorou o cinqüentenário de sua conquista, o pico faz parte do roteiro dos aficionados pelo montanhismo. Pertence o ponto culminante à Antonina, sendo o seu acesso feito por Campina Grande do Sul.
Bairro Alto
São rios, cachoeiras e densa vegetação que, vão se firmando como nova área de lazer e caminhadas ecológicas, não só pelo seu apelo natural, mas pelo interesse histórico, como os vestígios da antiga Usina Cotia, pelo lugar onde teve início a colonização japonesa no Paraná ou ainda pelas inúmeras trilhas, como a da Conceição que outrora fazia a ligação entre o local e Apiaí (SP) e cujos trechos remanescentes permitem que se percorra o trajeto entre a represa dôo Capivari e o Bairro Alto.
Raffiting
Descida em bote inflável pelas corredeiras do Rio Cachoeira, com percurso de aproximadamente 3 km, onde se podem apreciar as belezas naturais, principalmente o Pico do Paraná, o mais alto do sul do Brasil. Possuindo de fácil à média dificuldade e duração de 45 minutos, permite a participação de crianças a partir de 10 anos. O início do passeio é no Bairro Alto, dentro do Parque Estadual Roberto Ribas Lage, onde existe toda a infra-estrutura: vestiário, lanchonete, restaurante, área de camping, quadra de vôlei, churrasqueira, além de atividades como cavalgadas e caminhadas por trilhas ecológicas. O acesso é feito pela Rodovia BR 277 ou pela estrada da Graciosa, até a entrada de Antonina, depois pela PR 340, até a Usina Parigot de Souza.
Usina Hidrelétrica Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira)
A 35 km do reservatório central situado junto à BR 116, sendo a água conduzida por um gigantesco túnel que atravessa a Serra do Mar. A água captada no reservatório do Rio Capivari deságua no rio Cachoeira, tomando-o bastante caudaloso.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
No ponto mais alto da Antonina, de onde se descortinam a baía, montanhas e parte de Paranaguá, a Igreja Matriz confunde-se com a história da cidade fundada em 1714. Situa-se no centro da cidade, na Praça Coronel Macedo.
Igreja São Benedito
Com uma construção secular, suas características coloniais foram alteradas sem serem seguidas normas de restauração. Segundos a tradição, esta igreja era refúgio religioso dos escravos que viam no milagroso Santo, o seu protetor contra a perseguição do homem branco.
Igreja Bom Jesus do Saivá
Monumento histórico do século XVIII, teve sua construção iniciada provavelmente entre os anos de 1789 e 1817. O monumento religioso foi tombado em 1970 e completamente restaurado em 1976.
Fonte da Carioca
Tombada pelo Patrimônio Histórico e artístico do Paraná em 1969, foi o único meio da cidade, desde 1867 até o final da década de 30. Consta que a fonte recebeu a visita do imperador D. Pedro II em 1880, o qual bebeu da fresca e cristalina.
Theatro Municipal
Constituídos na segunda metade do século XIX, localiza-se na Rua Carlos Gomes da Costa Numa área construída de 630 m2. Remonta á fase áurea da economia de Antonina de linhas ecléticas ricas em adornos. Consta que o “theatro” teria sido erguido pela Sociedade Teatral de Antonina, fundada em 1875. A Prefeitura adquiriu o espaço no início do século XX.