![]() |
Catedral de Apucarana - Foto: Lirica Aragão (Licença-cc-by-sa-2.0) |
Na belíssima cidade de Apucarana, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Construção iniciada na década de 50
Uma visita à Catedral Nossa Senhora de Lourdes um dos principais Cartões postais da cidade é irresistível. É a única catedral do Brasil a ter a imagem de uma santa no topo de sua torre principal.
A primeira igreja foi construída em 1939, na Praça Rui Barbosa e destruída após um forte vendaval em 1941. A segunda foi construída em 1944 e posteriormente deu lugar à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, cuja construção foi iniciada na década de 50.
Sede do primeiro e único Santuário de São José
Não deixe de conhecer também o Santuário São José, o qual Apucarana tem o privilégio de ser a sede do primeiro e único Santuário de São José no país. A paróquia foi criada em 22 de fevereiro de 1960 e instalada em 03 de março de 1960. Em 18 de março de 2001, foi elevada a Santuário Diocesano São José.
A primeira casa de Apucarana
Para os amantes da natureza vale muito conhecer o Bosque Municipal Parque das Aves. Com área de 24,7 mil metros quadrados abriga playground, sanitários, churrasqueiras, minizoológico com inumeros animais a saber: araras, tucanos, papagaios, corujas, macacos pregos e jabotis. Sua pavimentação é em forma de paralelepípedos. No seu interior, possui como atração turística, a primeira casa de Apucarana (casa do pioneiro), reconstruída no local.
Via Sacra como principal atrativo
Os religiosos não podem deixar de conhecer o Parque da Redenção. Constitui de um Parque temático que tem a Via Sacra como principal atrativo. Do nascimento à ressurreição, são 19 estações representadas por 96 personagens moldados em esculturas de três metros de altura, formando cenários ao longo do caminho principal às margens da represa. São 15 cenas estipuladas propriamente na Via Sacra, sendo acompanhadas pelas demais estações que destacam pontos altos da vida pública de Jesus Cristo.
Cascata em pedra
À noite, um passeio pelo Calçadão Valmor Giavarina (Cascata) é prazeroso. O calçadão fica entre duas grandes praças - Praça Rui Barbosa e a Praça Semíramis Braga. Conhecida como Praça da Cascata, exibe uma cascata em pedra tendo ao fundo a pintura de uma onça em destaque. Em razão de no seu entorno existirem alguns estabelecimentos gastronômicos o local se transformou em praça de alimentação no período noturno.