Praça Benedito Leite - Foto: José Carlos Costa (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Patrimônio cultural da Humanidade tombada pela ONU em 1997, a encantada cidade de São Luis é detentora de um riquíssimo acervo arquitetônico colonial, que envolve em torno de 3.500 prédios, por entre mais de 220 hectares, dentro do seu Centro Histórico. Uma boa parte, na sua maioria sobradões com mirantes, inclusive, vários deles revestidos de preciosos azulejos portugueses. Uma grande gama desses prédios foram restaurados, à exemplo do prédio onde abriga a Prefeitura, no 'Palácio la Ravardière', numa construção de 1689.
Como sede atual do Governo do Maranhão, o 'Palácio dos Leões' foi construído pelos franceses com fins de servir como fortificação, homenageando o rei Luís XIII no ano de 1612. A estrutura arquitetônica do atual prédio, foi construída já no final do século XVIII e obrigatoriamente teve que passar por inúmeras reformas, até chegar à esse belo estilo neoclássico.
As manifestações culturais e folclóricas de são Luis, além de muito fortes, onde esbanjam rítmos cadenciados transbordamdo alegria e sensualidade, são um dos seus principais atrativos, a exemplo do 'bumba-meu-boi'. Bem como, é possuidora do 'Tambor de Crioula', o 'Cacuriá', o 'Tambor de Mina' uma religião afro-brasileira, que tem na 'Casa Grande das Minas Jeje', que foi fundada no século XIX.
A riqueza dos poemas e romances dos seus ilustres e famosos escritores, tais como 'Aluísio de Azevedo', 'Gonçalves Dias', 'Graça Aranha', dentre outros, também fazem parte do seu patrimônio cultural. o que a fez ser chamada carinhosamente de 'Atenas Maranhense'.
Com inumeráveis coqueirais, São Luís também possui uma enorme quantidade de manguezais, bem como, diversificada vegetação, principalmente na região litorânea. A capital maranhense agrega um misto de floresta latifoliada, babaçual, vegetação de dunas e restinga. Por toda a cidade maranhense, existem vários parques ambientais, como, o 'Parque Estadual do Bacanga' o qual, tem muito bem preservado os resquícios de vegetação da Floresta Amazônica.