Rio Paranapanema (o rio corta a cidade de Pirajunas na serra de Paranapiacaba - Foto: Rubens Chiri |
A vila de Paranapiacaba surgiu por conta da construção da primeira ferrovia do estado de São Paulo, em 1865. E ainda hoje chama a atenção por conta dos trilhos - um passeio de trem parte da capital (Estação da Luz) rumo ao distrito. Para quem chega à cidade de carro ou de ônibus - e para quem irá chegar de trem - vê-se ao longe apontar a cidadezinha tipicamente inglesa - a vila surgiu para abrigar os operários da companhia britânica São Paulo Railway, que capricharam na arquitetura, nas construções em madeira e até mesmo na réplica de um 'Big Ben', um grande relógio instalado na Estação.
Para completar o cenário, a região que fica no alto da Serra do Mar é tomada por uma neblina constante e um clima similar ao de Londres. Na Parte Baixa de Paranapiacaba estão as mais importantes construções históricas, que podem ser percorridas a pé.
Entre as atrações estão o Clube União Lira Serrano, palco de bailes e espetáculos musicais; o antigo Mercado, um empório que foi transformado em centro cultural; e o Museu Castelinho, principal projeto arquitetônico da vila que, além de abrigar mobiliário, quadros, relógios e fotos, oferece vista privilegiada.