Dança de São Gonçalo - Foto: Biblioteca Virtual |
A dança é realizada em devoção a São Gonçalo, sendo parte integrante da festa em sua homenagem e como forma de pagamento de promessas. Ao som das violas do mestre e do contramestre, os dançarinos enfileiram-se aos pares e seguem em direção ao altar do santo. Depois, os participantes fazem a louvação e os pares seguem para o final da fila em movimentos para a esquerda e para a direita.
Em São Paulo, há formas distintas para executar a dança devocional: o São Gonçalo do litoral e o do interior. A dança do litoral acontece sempre ao som de violas, rabecas, cordas em geral e caixa, todo valsado e solene, sempre executada por pares. A versão interiorana é mais compacta, não durando mais de 15 minutos, ocorrendo sempre em cumprimento da promessa no início dos bailes de sítio e fandangos.
Essa manifestação popular ocorre nos festejos de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito, Capela do Alto, Jarinu, Itapeva, Joanópolis, Lagoinha, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Piracaia, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, Ribeirão Grande, São Luís do Paraitinga, São José dos Campos, Santa Isabel e Tatuí.