Congo ou Congada - Foto: Biblioteca Virtual |
Esse tipo de folguedo tem os seus primeiros registros datados em 1674, por manifestações populares de escravos no estado de Pernambuco. Também chamado de congado ou congo, é comumente realizado em comunidades afro-brasileiras que prestam homenagem a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia. Pode ser apresentado na forma de dança ou como a dramatização de lutas entre grupos, fazendo referência à África ou à luta entre cristãos e mouros.
A congada é executada ao som de cantorias, instrumentos de percussão, viola caipira, violão, cavaquinho e acordeão. Alguns associam a origem da congada às festas de coroação do Rei Congo, manifestação trazida pelos portugueses no século XV. Outros acreditam que tenha surgido nas festas dedicadas à Nossa Senhora do Rosário.
Um dos grupos de congada mais famosos, em São Paulo, é o Terno de Congada Chapéu de Fita, do município de Olímpia - cidade famosa também pelas iniciativas de preservação do folclore paulista. Os membros do grupo trajam chapéus, feitos com compridas fitas coloridas que cobrem quase o corpo todo.