Surf em Maresias - São Sebastião-SP (Foto com Gabriel Medina surfando em Maresias) - Foto: ESPN |
Principais Praias para surfar no interior de São Paulo
Tombo: localizada no litoral sul de São Paulo, devido a sua proximidade com a cidade, nos fins de semana de sol sempre está cheia. O Tombo possui mar bravo, mas é ótimo para o surfe.
São Pedro: localizada num condomínio fechado, essa praia linda de areias brancas e mar azul fica entre dois morros e é quase deserta. Suas ondas não são constantes, mas geralmente quando há onda no Tombo, também há boas ondas em São Pedro.
Riviera de São Lourenço: localizada no município de Bertioga, se destaca pelos projetos ambientais que desenvolve e pelas ondas cheias, porém longas, boas para todos os tipos de surfistas e os iniciantes.
Maresias: uma das praias mais famosas da cidade, tem ondas de excelente qualidade, aconselhadas para surfistas experientes. Se possível, procure ir à praia em dias de semana, já que nos fins de semana ela fica ultra crowd, ou melhor, lotada. Outra dica é aproveitar o Canto do Moreira, considerada por muitos a melhor e mais tubular direita de São Paulo.
Camburi: um dos picos mais constantes e também com um crowd às vezes violento. Vários surfistas da capital adotaram Camburi e se acham donos do lugar. Com swell de sul e sudeste quebram boas ondas no outside com 8 pés ou mais.
Paúba: uma praia pequena, mas com ondas rápidas e pesadas. Quebram rente a uma bancada rasa de areia, formando um dos melhores tubos do litoral. Seu mar não é constante, geralmente é maior nos meses de abril a novembro. Se você está aprendendo, não se arrisque nesta praia, ela é indicada aos surfistas mais experientes.
Bonete: localizada no lado sul da ilha e com acesso feito por barco ou a pé via trilha. É uma pequena praia de pescadores com uma saída de rio no canto esquerdo com visual de tirar o fôlego.
Areado: localizada a baía de mar aberto, onde desemboca a cachoeira do Areado, também possui bom swell de leste, com ótimas ondas.
Félix: fica localizada a 15 km do centro de Ubatuba e é a dica para os surfistas mais rodados. Com ondas rápidas e fortes, a praia fica lotada de pessoas que buscam emoção em suas águas, especialmente nos finais de semana.
Itamambuca: palco das mais importantes competições de surfe do Brasil, é uma das praias mais constantes do país no quesito ondas. Recebe todo tipo de ondulação, sendo a de sul a que proporciona as melhores. É famosa pelas longas direitas que proporcionam muitas manobras e o rio que desemboca no canto direito.