Ilha de Montão de Trigo (São Sebastião-Sp) Foto: João Lara Mesquita |
Abençoada com o nome do mártir cristão, a natureza generosa que os primeiros exploradores conheceram está preservada em 70% do município, protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Como nos tempos de Brasil colônia, ainda existem praias (quase) desertas e selvagens em São Sebastião. Mas quem vem hoje conta com hotelaria de primeira, restaurantes estrelados e muita agitação, afinal aqui estão as praias da moda do verão paulistano.
No lado oposto da praia, o sertão é uma ótima alternativa de passeios. Para deleite dos ecoturistas, parques e agências de aventura oferecem atividades em meio à Mata Atlântica com trilhas, rapel, arvorismo e outros esportes radicais.
A ligação das praias foi concluída nos anos 1980, com a cenográfica rodovia Rio-Santos. Com ela chegaram muitos turistas e mudanças, algumas não desejadas, como a especulação imobiliária e o desmatamento. Felizmente, em tempos de conscientização ambiental, ainda que tardia, nota-se o esforço de muitos para conservar o charme e as belezas naturais de suas mais de trinta praias.
Entre elas, Maresias é a mais famosa. Como em Camburi, suas ondas perfeitas produzem um curioso efeito cascata: atraem surfistas como imã, que por sua vez magnetizam garotas de corpos esculturais. Areias movimentadas, muita paquera e noitadas que só terminam ao amanhecer.