Últimos posts
O que fazer em Bananal
Câmara Municipal de Bananal, sede do legislativo - Foto: Eduardo P.
Câmara Municipal de Bananal, sede do legislativo - Foto: Eduardo P.

Uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, é hoje um dos pontos de partida para conhecer a belíssimaa região da Serra da Bocaina. Na estrada que conduz à Serra, existem trechos asfaltados e, dependendo da época, pode ser percorrida por carros de passeio. As condições da via são informadas pela associação de turismo local, a Abatur.

Trekking até a Pedra do Frade
A 1560 metros de altitude, a Pedra do Frade tem vista tanto para a Baía de Angra dos Reis como para a Serra da Bocaina. A trilha é difícil: é preciso caminhar oito horas na mata, e acampar no topo. O pôr do sol e a alvorada do alto da pedra são inesquecíveis.

Passeio pelo Centro Histórico
Do rico período impulsionado pela economia do café sobraram poucos edifícios preservados na cidade. O passeio a pé pode começar na Praça da Matriz, que reúne a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, do início do século 19, um charmoso coreto e um chafariz europeu de ferro, instalado em 1880.

Na mesma praça estão o Solar da Matriz, de 1811 (apenas visita externa), e o sobrado Aguiar Vallim, de 1860 – no térreo fica a Casa do Artesão, com produtos como o típico crochê de barbante. A poucas quadras, a antiga estação ferroviária é de 1889, com bela estrutura metálica importada da Bélgica.

Um passeio à Cachoeira Bracuí
Com acesso pelo km 28 da Estrada da Bocaina, 32 km (11 km de terra) - Sertão da Bocaina, percorre-se uma trilha de 3,5 km (50 minutos, só ida) leva a uma sequência de quedas e poços para banho – a última tem cerca de 70 m de altura.

Visita à Fazenda Resgate
Em um imponente casarão, da época do Ciclo do Café, mantém originais os cômodos, a senzala e uma capela. O acervo tem preciosidades como pinturas, móveis, santos de madeira e um cravo (instrumento musical de teclas) que pertenceu à Marquesa de Santos.

Visite à Chácara Santa Inês
Na chácara tem geleias, chutneys, doces (como o de banana com gengibre) e cachaças envelhecidas em quatro tipos de madeira. Na Fazenda Resgatinho, as atrações são as cachaças, os licores, o açúcar mascavo – e os tonéis de carvalho de mais de 120 anos, com capacidade para armazenar 8 mil litros de aguardente. De junho a novembro, você pode acompanhar as etapas de produção da bebida. A Chácara Santa Inês fica na Avenida João Barbosa de Carvalho, 1494, Vila Bom Jardim

Conheça mais sobre Bananal
Destinos São Paulo
Publicidade