Praça Oswaldo Cruz - Foto: Edson Aoki-li30 |
Principais Pontos Turísticos de São Luis do Paratinga:
Rafting no Rio Paraibuna
São cerca de 6h de descida pelo Rio Paraibuna. A aventura começa no Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Santa Virgínia, e só termina depois de 18 km - entre corredeiras nível II e III.
Cachoeira Grande
Localizada no km 22 da estrada para Lagoinha, essa queda de 40 m de altura termina no Rio Faxinal. Há uma piscina natural rasa ideal para banhos refrescantes depois de caminhadas pela mata.
Trilha do Piratininga
Esse passeio de 5,6 km margeia o Rio Paraibuna. Durante o percurso passa-se pela Cachoeira das Andorinhas, ótima para banhos, e pelo Salto Grande, um cânion com 10 m de altura. A caminhada tem duração média de 3h30.
Trilha do Poço do Pito
Caminhada de 5h em meio à Mata Atlântica. Quedas d’água, poços naturais e escorregas são as atrações desse passeio.
Eco Expedition Serra do Mar
Trata-se de um roteiro com dois dias de duração, voltado para quem tem bom preparo físico e muita disposição. O passeio inclui um rafting no Rio Paraibuna, 18 km de mountain bike, camping e trilha difícil, com 8h de duração, até o mirante do Pico do Corcovado, com bela vista de todo o litoral Norte paulista. Termina na Praia Brava, na cidade de Ubatuba, e inclui transporte, guias e equipamentos.
Passeio a cavalo
Não há roteiro definido. Os grupos formados decidem se querem conhecer o interior do município ou optar por roteiros noturnos. Os passeios duram de 2h a 4h, mas devem ser agendados com antecedência.
Capela Nossa Senhora das Mercês
Construída em taipa no final do séc. XVII, conserva ainda as características da época. Os sinos são originais, bem como os detalhes no interior da capela: o altar talhado em madeira, a imagem da Santa e os escudos portugueses da época do Brasil colônia.
Casa de Oswaldo Cruz
Casa do século XVIII que serviu de morada ao médico higienista e cientista Osvaldo Cruz. Hoje expõe um pequeno acervo com documentos, fotografias e objetos da personalidade brasileira e de sua família. Foi tombada como Patrimônio Histórico.
Igreja da Matriz
Dedicada a São Luiz de Tolosa, foi construída no século XIX. Tem grande importância na vida religiosa da cidade. Nela, o povo ainda se reúne para os tradicionais festejos que já se realizavam no tempo do Brasil colônia.
Igreja do Rosário
Construída no final do século XIX, tem um muro de arrimo que segue pela Rua do Carvalho e que delimita seu pátio, onde são realizadas quermesses e festas religiosas.
Bica da Pedreirinha
Construção em taipa sobre alicerce de pedras da região. Foi erguida no século XIX e edificada em estilo eclético, predominando o estilo gótico decadente.
Compras/Artesanato
O artesanato de São Luís do Paraitinga é rico e variado. Destacam-se a cerâmica, na forma utilitária e figurativa, herança legada da cultura indígena e ainda difundida na região; trabalhos em madeira, produzidos manualmente pelos artesãos; a feitura de oratórios e esculturas de caráter religioso e lúdico, como as violas e rabecas; a cestaria, ou trançado, também disseminada em quase todos os bairros do município, com a função utilitária e decorativa; bordado, tricô e crochê, artes tradicionais da região; e a produção de máscaras de papel machê bonecas de pano e palha. Com relação à pintura, observa-se o estilo primitivista, com reproduções em telas de paisagens bucólicas e cenas pitorescas da rotina local.