Igreja Matriz - Foto: Prefeitura de Bananal |
Centro Histórico
Do rico período impulsionado pela economia do café sobraram poucos edifícios preservados na cidade. Na Praça da Matriz, que reúne a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, do início do século 19, um charmoso coreto e um chafariz europeu de ferro, instalado em 1880.
Solar Manuel de Aguiar Valim
Antigo solar do Barão Manuel de Aguiar Valim, um dos mais próspero cafeicultor do Vale do Paraíba no século XIX. Localizado na Praça Rubião Júnior, no centro da cidade, foi construído entre 1854 e 1860. Em 1909 foi entregue pela família ao Estado. Tombado pelo CONDEPHAAT em 1972 e doado ao Município, passando a ser sede da Prefeitura até meados da década de 80.
Pharmácia Popular
Antiga Farmácia Imperial, existe desde 1830, fundada por um boticário francês, tendo, depois de sucessivos proprietários, chegado, 1922, às mãos do farmacêutico Ernâni Graça. Com o seu falecimento em 1956, passou a ser administrada pelo seu filho Plínio Graça até o seu falecimento em 2011.[9] Chegou a receber um prêmio da Fundação Roberto Marinho como a mais antiga farmácia em funcionamento no Brasil[10].
Chafariz de ferro
Em 1879, por iniciativa de Alfredo Campos da Paz, foi inaugurado no Bananal um chafariz de ferro. Destinado ao atendimento da população que ainda não contava com o serviço de água encanada, o chafariz, hoje restaurado, tem forma de coluna e é ornado com elementos barroco.
Estação Ferroviária de Bananal
Atual e principal ponto turístico, inaugurada em 24 de dezembro de 1888, com sua bela estrutura metálica importada da Bélgica.
Cachoeira Bracuí
Com acesso pelo km 28 da Estrada da Bocaina, 32 km (11 km de terra) - Sertão da Bocaina.
Fazenda Resgate
Hum imponente casarão, da época do Ciclo do Café, mantém originais os cômodos, a senzala e uma capela. O acervo tem preciosidades como pinturas, móveis, santos de madeira e um cravo
Chácara Santa Inês
Na Chácara tem geleias, chutneys, doces (como o de banana com gengibre) e cachaças envelhecidas em quatro tipos de madeira.
Fazenda Resgatinho
As atrações são as cachaças, os licores, o açúcar mascavo – e os tonéis de carvalho de mais de 120 anos, com capacidade para armazenar 8 mil litros de aguardente.