A caminho de Teresópolis - Foto: José Muniz (Licença cc-by-sa-3.0) |
Um dos destinos de inverno mais preferidos pelos cariocas, Teresópolis reúne estilos variados de turistas. Chegam vários casais em busca dos cenários românticos que algumas pousadas proporcionam, além é claro de restaurantes charmosos com lareiras, cozinhas e vinhos de primeira.
Já as famílias se divertem com as compras na tradicional feirinha de artesanato, enquanto que os aficcionados pelo ecoturismo, rumam para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A reserva detém o principal cartão-postal da região, o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude.
Para apreciar tamanha beleza da formação rochosa há diversas opções. Quem não quer fazer esforço deve seguir para o Mirante do Soberbo, no trevo de acesso à cidade e com estacionamento para os carros. Já os fãs da adrenalina apostam no modo mais radical: encarando a travessia Teresópolis-Petrópolis.
São três dias de caminhada em meio à mata nativa, percorrendo 42 quilômetros e dormindo em campings selvagens dentro do parque. O sacrifício é recompensado por cachoeiras, orquídeas, e bromélias gigantes.