Cow Parade - Foto: Tassia Thum |
Inúmeras esculturas de vacas trajando os mais variados tipos de vestimentas se espalham por todo o Rio de Janeiro. São vacas metaleiras, rockeiras, surfistas e windsurfistas exibem orgulhosas seus vistosos trajes diantes de olhares curiosos dos passantes.
Colocar títulos em Inglês para os mais variados eventos, já se tornou uma moda. Certamente se a estória do Jeca Tatú fosse escrita nos dias de hoje, este passaria a se chamar Jack Armadillo ! Jack para dar um 'charme' no Jeca, e 'Armadillo' porque seria mais chic dizer a palavra tatú em Inglês.
Cowparade é nada mais nada menos que um -Desfile de Vacas-. Mas antes que os defensores da Lingua Portuguesa fiquem furiosos por ter sido preterida em relação à Lingua Inglesa para dar nome ao evento, vamos tentar entender as origens da Cow Parade.
A Cowparade ou -Desfile de Vacas-, segundo seus organizadores, é um dos mais atrativos e originais eventos de arte do mundo, com várias esculturas expostas pela cidade. O evento é realizado tanto à céu aberto, ou seja, os locais escolhidos para exposição das peças geralmente são praças, ruas, avenidas movimentadas, parques e locais públicos em geral, como também locais fechados onde existem muitas pessoas em trânsito com as estações do metrô.
E como a Cowparade já existia no exterior e veio posteriormente para o Brasil, imagino eu que eles mantiveram o nome para não descaracterizar seu carater mundial, embora setorizado de acordo com as particularidades de cada cidade onde o evento acontece.
Para tal desfile de vacas, são utilizadas esculturas de vacas feitas com fibra de vidro, esculturas estas decoradas ou modificadas por pelos artistas locais. Cada escultura possui um ou mais patrocinadores, e após o têrmino da exposição, e ao final do evento, ao invés da vacas virarem hamburgueres, o que não seria possivel, pois são feitas de fibra de vidro, todas as escultura de vacas são leiloadas, arrecandando dinheiro que é doado à instituições de caridade e beneficentes.