Trekking na Trilha do Corcovado - Rio-RJ - Foto: Divulgação |
Principais pontos para Trekking no Rio de Janeiro
Trilha Pedra da Gávea - Rio
A Pedra da Gávea é um extraordinário monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo a 842 metros acima do nível do mar. É simplesmente o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. A vista que se tem do seu topo é considerada por muitos a mais espetacular do Rio de Janeiro. Lá de cima, é possível observar grande parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado, a Pedra Bonita, as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói e a Barra da Tijuca.
A trilha é muito pesada e técnica, e só deve ser feita pelos mais experientes. Demora-se de 2 a 4 horas para se completar a subida. No final da trilha, tem a escalada da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura.
Trilha Pico da Tijuca - Rio
Com 1022 metros de altitude, o Pico da Tijuca é um dos pontos de maior altitude no Município do Rio de Janeiro, e um ótimo local para se observar a grandeza do Parque Nacional da Tijuca. Do seu cume, pode-se contemplar grande parte da Zona Norte e Centro da cidade, além da Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Pico do Papagaio.
A caminhada começa no Bom Retiro, na sede principal do Parque que fica no bairro do Alto da Boa Vista, aproximadamente 45 minutos da Zona Sul da cidade. A trilha tem 5.5 km de extensão (ida e volta) em terreno acidentado e por diversas vezes íngreme.
Trilha da Pedra Bonita - Floresta da Tijuca - Rio
A trilha para a Pedra Bonita é relativamente fácil, e apesar de ser um pouco íngreme, pode ser feita sem grandes dificuldades por qualquer pessoa. Esse passeio é indicado para aqueles que não tem muita experiência em trilhas, já que não exige muito preparo físico. Leva-se em média 30 minutos até o topo, e o início da caminhada é na Estrada das Canoas, em São Conrado, perto da rampa de Vôo Livre.
A vista que se tem do topo da Pedra Bonita é incrível. De lá, pode-se ver a Zona Oeste, grande parte da Zona Sul, a Floresta da Tijuca, e a Pedra da Gávea, um dos melhores visuais do Rio de Janeiro
Trlha do Bico do Papagaio - Rio
O Bico do Papagaio fica localizado na parte oeste do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Do alto dos seus 890 metros, pode-se observar por completo a grandeza da Floresta , e como ela interage com a cidade do Rio. A vista da Barra da Tijuca e da baixada de Jacarepaguá também impressiona. A caminhada começa no Bom Retiro, na sede principal do Parque que fica no bairro do Alto da Boa Vista, aproximadamente 45 minutos da Zona Sul da cidade.
É o mesmo lugar aonde começa a trilha para o Pico da Tijuca. A trilha tem 5km (ida e volta) e é acidentada, ficando muito íngreme e perigosa no final. Deve-se tomar muito cuidado, especialmente se o piso estiver molhado.
Trilha Parque Lage - Corcovado - Rio
A trilha para o topo do Corcovado começa no Parque Lage , perto do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. O parque nos últimos anos se tornou uma espécie de refúgio para vários artistas, e freqüentemente recebe exposições e cursos de pintura e teatro. Procure por uma casa antiga, nos fundos do parque (pergunte na portaria). O começo da trilha é meio confuso, e não há sinalização.
São aproximadamente 2 horas de subida na mata, passando por várias fontes, e depois mais 20 minutos de subida pelo trilho do Trem do Corcovado. A trilha não exige muita experiência, mas é cansativa e tem alguns trechos bem íngremes. Macacos Pregos são bastante comuns na área, assim como pequenos micos e tucanos.
Trilha Dois Irmãos - Rio
O Morro Dois Irmãos fica encravado na Zona Sul do Rio de Janeiro, separando os bairros do Leblon e São Conrado. A trilha foi 'redescoberta' pelos cariocas após a recente instalação da UPP na comunidade do Vidigal, local onde a trilha começa. A vista do topo do Dois Irmãos é espetacular, podendo-se observar a Lagoa Rodrigo de Freitas e seu formato de coração, as Praias do Leblon e Ipanema, além da Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.
Fonte: rioturismoradical.com.br