Trilhas em Angra dos Reis - Foto: André Coelho |
Além de desbravar Angra dos Reis de barco, vale a pena também percorrer de carro a rodovia Rio-Santos, sentido Paraty, e ir parando nas praias. Uma entradinha qualquer pode revelar um pequeno paraíso mais reservado. São praias, grutas, cachoeiras e mirantes, entre outras belezas sem fim que a paisagem de Angra oferece ao visitante. Os pontos mais concorridos de Angra ficam nas ilhas, como Gipóia (praia do Dentista) e Itanhangá. No verão, chega a se formar um congestionamento de lanchas nesses locais. No continente uma boa pedida são as praias da Biscaia e Praia Grande, ótimas para um banho de mar e petiscar nos quiosques curtindo o sol. A Ilha Grande é uma atração à parte pelo conjunto de praias paradisíacas.
Angra também oferece possibilidades para quem busca o contato com a natureza e os esportes de aventura. É possível praticar voo livre, paraquedismo, rapel, rafting, canoagem, vela, trilhas e cavalgadas, por meio de agências especializadas em ecoturismo e esportes de aventura.
Com suas águas cristalinas, temperatura amena, zonas de naufrágio e uma rica vida marinha, Angra é um dos lugares mais procurados no Brasil para a prática do mergulho. Uma boa pedida são as ilhas do Brandão, Redonda, Josefa e Papagaio ou pra um dos pontos de naufrágio como o Bezerra de Menezes ou o Pinguino.