Últimos posts
História de Casimiro de Abreu
Prainha de Casimiro - Foto: Jorge Ronald
Prainha de Casimiro - Foto: Jorge Ronald

Até a chegada dos colonizadores de origem portuguesa, no século 17, a região era habitada pela tribo saraçu, um ramo dos índios goitacás. Aos poucos, os goitacás foram sendo exterminados pelos colonizadores de origem portuguesa. No século 18, existia, na região, a aldeia Indaiaçu, de índios guarulhos (outro ramo dos goitacás), que havia sido fundada pelo capuchinho italiano Francisco Maria Tali e que viria a dar origem à atual cidade de Casimiro de Abreu.

A primeira capela, dedicada à Sacra Família, foi erguida em 1748. Em 1761, passou a constituir a freguesia de Sacra Família de Ipuca. Frequentes epidemias obrigaram a transferência da freguesia para junto do rio São João, onde foi construída uma igreja dedicada ao santo homônimo. Em 1800, foi criada a freguesia de 'Barra de São João', subordinada ao município de Macaé. Através da Lei Provincial nº 394 de 19 de maio de 1846, a freguesia foi elevada à categoria de vila, separando-se de Macaé. Em 1890, foi elevada à categoria de cidade e o distrito de Indaiassu foi anexado.

Em 1901, a sede do município transferiu-se de Barra de São João para Indaiassu, e o nome do município também mudou de 'Barra de São João' para 'Indaiassu'. Em 1904, ambas as alterações foram revertidas. Em 1925, a sede do município transferiu-se novamente para Indaiassu, que alterou seu nome para 'Casimiro de Abreu', em homenagem ao famoso poeta nascido no município. Em 1938, um ano antes do centenário do poeta, o município inteiro passou a denominar-se 'Casimiro de Abreu'.

Fonte: Ibge e Wikipédia

Conheça mais sobre Casimiro de Abreu
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade