Foto: Daniel R. Carneiro |
As praias lacustres formadas pela lagoa de Araruama oferecem lazer para turistas dos mais variados estilos. Com águas calmas e rasas, Areal e Iguabinha são perfeitas para a prática de esportes náuticos. Já a infraestrutura de calçadões, quadras, quiosques e bares faz das praias de Novo Horizonte, Coqueiral, dos Amores e de Araruama as preferidas das famílias e das turmas de amigos. A cidade abriga, também, praias oceânicas - Seca e Massambaba -, que oferecem boas ondas e bonitas paisagens contornadas por vegetação rasteira e restinga.
Na época do Império, Araruama possuía importantes fazendas de plantação de café e cana para o fabrico do açúcar e aguardente, mas a partir de 1888, com a abolição da escravatura foram entrando em declínio. A produção destas fazendas encontrava escoadora na Lagoa de Araruama e Rio São João.
Existiam portos de embarque em Ponte dos Leites e Iguaba Grande, na Lagoa de Araruama, Soubara e Porto Alegre no Rio São João, de onde partiam as mercadorias para Cabo Frio e Rio de Janeiro. As fazendas Aurora, Monte Belo, Tiririca, Capitão Francisco Leite, Parati, entre outras são algumas das antigas fazendas, que se destacaram pela importância no desenvolvimento econômico da região.