Vista do Aterro do Flamengo à noite - Foto: Pppires - (Licença cc-by-sa-3.0) |
A capital carioca é conhecida internacionalmente por seus ícones paisagísticos, como o 'Pão de Açúcar', a estátua do 'Cristo Redentor', as praias de 'Copacabana', 'Ipanema' e 'Barra da Tijuca' e o 'Estádio do Maracanã'. Destaca-se também, o 'réveillon de Copacabana', o 'carnaval carioca', a 'Bossa Nova' e o 'samba' esse último embora nascido na Bahia. O Rio já foi também a capital do Estado do Brasil entre 1621 à 1815, colônia do Império Português de 1763 até 1815 e Império do Brasil entre 1822 e 1889.
Em seus pontos de referência do turismo cultural, sediados em sua maioria em prédios históricos, alguns do século XX, deve-se elencar como destaque, o 'Museu do Amanhã' recèm criado, o 'Museu Histórico Nacional', o 'Museu Nacional de Belas Artes', a 'Biblioteca Nacional', o 'Museu de Arte Moderna' (MAM), 'Palácio do Catete', o 'Theatro Municipal', dentre inúmeros outros.
Simbolizando grande desigualdade social, uma característica do Brasil, o aspecto original das favelas do Rio, está relacionado com a proximidade aos bairros mais valorizados da cidade, onde existem bairros de luxo, à exemplo de 'São Conrado', frente à 'Favela da Rocinha', consorciados entre a praia e os morros.
Com relação aos atrativos naturais ecológicos, a cidade do Rio, também tem sua força, ao agregar vários parques e reservas ecológicas, os quais destacam-se o 'Parque Nacional da Tijuca', Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera, o 'Complexo da Quinta da Boa Vista' o 'Jardim Botânico', o 'Passeio Público', dentre outros.
Com aproximadamente 197 quilômetros de extensão, a capital carioca possui mais de cem ilhas que ocupam mais de 37 km² e o litoral da 'Baía de Guanabara' agrega algumas ilhas, destacando-se a 'Ilha do Governador' a qual detém mais de 29 km².