Fazenda do ciclo do café - Foto: Eduardo P - (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Em Barra do Piraí, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Ainda existe a senzala e as rodas d'água
O passeio na fazenda Ponte Alta, inicia com uma visita pela propriedade onde ainda existe a senzala e as rodas d'água. Um espetáculo com atores vestidos de barão e baronesa apresentam danças do tempo do Império, como polca, minueto e valsa. A festa termina com um grande jantar e danças.
Café colonial repleto de guloseimas
Já na Arvoredo, o Chá Imperial tem como atrações as boas-vindas da baronesa e suas mucamas e o café colonial repleto de guloseimas. Uma visita a fazenda Taquara é imprescindível. Do início do século 19 e ainda continua produzindo o apreciado fruto. Na visita está incluso a plantação de café, com acompanhamento de guias, descendentes diretos do fundador da fazenda, que contam a história do café no Vale.
Preserva as características originais
A Fazenda Alliança é um exemplo de restauração sustentável. A casa é originalmente construída em 1861. A propriedade especializou-se em produção de búfalas e hortas, ambas orgânicas. Na São João da Prosperidade, construída entre 1820 e 1830, o casarão preserva as características originais e é uma das poucas que ainda possui ruínas das senzalas.
Deliciosas duchas e piscina natural
Os fãs da natureza fazem a festa na cachoeira de Ipiabas. Formada por duas quedas, uma de 3,5 metros e outra de cinco metros, oferece deliciosas duchas e piscina natural. A vegetação ao redor é repleta de árvores e cipós e plantas, formando uma bela mata fechada. O acesso é pela estrada Dr. Luiz Novaes.