Vista panorâmica de Rio das Flores - Foto: Glauber Vivas |
Além das construções históricas, Rio das Flores possui diversas cachoeiras, trilhas e mirantes. No Centro, todos os caminhos levam à igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila, onde Santos Dumont e sua irmã Sofia foram batizados. No Centro quanto nos arredores, existe uma infinidade de atrativos naturais e culturais. Os cartões-postais que se destacam são as antigas fazendas de café que, muito bem preservadas, abrigam pousadas ou oferecem visitas acompanhadas por guias locais.
Principais Pontos Turísticos de Rio das Flores:
Fazendas do Ciclo do Café
Construída pelo Visconde do Rio Preto, a Fazenda do Paraízo (1853) preserva salões e cômodos originais, com papel de parede francês e móveis e lustres do século XIX. Considerado uma joia arquitetônica de Valença, seu casarão sediou suntuosas festas no passado, das quais participaram a Princesa Isabel e o Conde d'Eu.
Fazenda União
Funciona hoje como um hotel histórico de luxo. Por lá, as atrações são o museu de peças raras, a ambientação de senzala com exposição de esculturas realistas e as apresentações de jongo com grupo vindo do quilombo remanescente da região, o jongo de São José da Serrinha. A fazenda recebe visitas, mediante reservas, nas tardes de quinta-feira.
São José das 3 Ilhas
Distrito mineiro com casarões, fazenda histórica e uma igreja do século XIX.
Igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila
Local de batismo de Santos Dumont e de sua irmã Sofia. A igreja está fechada para reformas, por enquanto sem previsão de reabertura.
Museu de História Regional
Tem bom acervo de documentos, peças sacras e mobiliário.
Festival do Vale do Café
O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Mendes.