Agulhas Negras - Foto: Ass.Com.PMI |
Em Itatiaia, o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática de escalada e florestas úmidas com cachoeiras. Além do Parque Nacional de Itatiaia, Itatiaia conta ainda com outros destinos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente à estatal Furnas Centrais Elétricas, a Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, ambas na região de Visconde de Mauá. O Parque Nacional de Itatiaia, localizado na cidade, é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937.
Principais Pontos Turísticos de Itatiaia:
Igreja Matriz de São José – Praça Mariana Rocha Leão
Em 5 de abril de 1839 foi instalado o Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo (antigo nome do Município de Itatiaia). A primitiva Capela da Igreja Matriz de São José data de 1839, tendo sido erigida em terras doadas por D. Silvéria Soares Lucinda, com a condição de invocar São José, padroeiro de sua família. Esta Capela deu origem a atual Igreja Matriz de São José – padroeiro do Município de Itatiaia.
Teatro Municipal Oswaldo Motta – Rua Dona Apolinária, 357
Possui 250 lugares e foi inaugurado em 24/09/1998, com a presença do Ministro da Indústria, Comércio e Turismo da época, Dr. Francisco Dornelles.
Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM) – Rua São José, 132
Registrada na Fundação da Biblioteca Nacional e inaugurada no dia 28 de agosto de 1996 possui um acervo de 20 mil livros. Tem uma característica particular que permite as crianças que a visitam, ouvir estórias infantis, interpretadas pela responsável da Biblioteca.
Ecoturismo de Itatiaia:
Centro de Visitantes – Ex-Museu Regional da Fauna e Flora abriga exposições, maquete e um auditório. Um painel de pássaros onde se aperta botões que acendem luzes identificando a espécie e o canto da ave. E a Calçada da Fauna com pegadas dos animais em placas de concreto.
Cachoeira Camapuã – Localizada no Córrego Simon, próxima ao antigo prédio do Hotel Simon, este atualmente fechado, formando pequena piscina natural. Apenas um salto com 6m de altura. Propícia a banhos.
Cachoeira Itaporani – Em caminhada de aproximadamente 500m, com início na trilha do Véu de Noiva, atinge-se a cachoeira de tem três quedas de 10m de altura, e uma piscina natural pronta a receber os mais aventureiros as águas frias do Rio Campo Belo.
Cachoeira Poranga – Localizada no Rio Campo Belo. Possui apenas um salto de aproximadamente 10m, com grande volume de água. Forma piscina natural de aproximadamente 30 x 20m. Águas esverdeadas, límpidas, com temperatura fria, propícia a banhos. Acesso somente com autorização.
Cachoeira Véu de Noiva – Depois de caminhada de 400m com vários degraus em meio a Mata Atlântica, e passando por matacão (formação rochosa) chega-se a formosa cachoeira de 40m de altura. Sua denominação condiz com seu aspecto deslizando sobre as formações rochosas. Água transparente, límpida, e de baixa temperatura. Propícia a banhos.
Lago Azul – Nome devido ao reflexo provocado pela luz em sua superfície tornando-a de tonalidade azulada no verão. Circundado pela Mata Atlântica com grande variedade de vegetação. O lago forma uma piscina natural entre as rochas espalhadas ao longo do Rio Campo Belo. Local propício a banhos e quiosques com churrasqueiras que podem ser usadas desde que agendadas previamente pelos telefones do parque.
Mirante do Último Adeus – Localizado na altitude de 810m tem-se uma vista parcial do Parque Nacional, do Rio Campo Belo, da Represa Hidrelétrica do Funil, do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e do Centro de Visitantes. Excelente local para fotografias.
Piscina Natural do Maromba – a 1.100m de altitude – Espetacular piscina natural de águas transparentes e temperatura fria, fundo rochoso e quedas d’água de admirável cachoeira. Local com estacionamento e banheiros.
Rio Campo Belo – Nasce aproximadamente a 2.500 metros de altitude e deságua no Rio Paraíba do Sul. Corta todo o parque formando diversas cachoeiras e poços bem convidativos ao banho no verão. No inverno as águas chegam a baixas temperaturas.
Três Picos – 1.662 metros de altitude – Acessado por uma trilha em ascensão de aproximadamente 6 km, com tempo médio de 3h, passando por rios encachoeirados onde se pode arriscar um banho nas águas frias. Em vários locais da trilha avista-se a Cidade de Itatiaia e parte do Vale do Paraíba. Local muito rico em fauna e flora. Aconselhável para maiores informações, acompanhamento de guia de turismo.