Últimos posts
Pontos Turísticos em Casimiro de Abreu
Prainha de Casimiro - Foto: Jorge Ronald
Prainha de Casimiro - Foto: Jorge Ronald

O grande diferencial é poder associar no contexto turístico a serra e o mar. Poucas cidades foram contemplados com tamanha riqueza natural. Além disso, acrescenta-se aos seus atrativos o potencial histórico, que inclui o museu Casa de Casimiro de Abreu– casa onde o poeta que empresta o nome à cidade viveu parte de sua vida–, e o conjunto arquitetônico da Beira-Rio, no distrito Barra de São João.

Também está inserido nesse contexto turístico uma Estação Ferroviária na Sede, construída no século XIX, que além de ser um dos cartões-postais, hoje é um espaço que abriga todos os tipos de manifestações artísticas.

Principais Pontos Turísticos de Casimiro de Abreu:

Praça As Primaveras
Praça no Centro de Barra de São João, próxima a Beira Rio, Museu Casa de Casimiro de Abreu e da Rodovia, é um local agradável, com coreto, brinquedos, bancos e feirinha de artesanato. A Praça leva o nome do famoso, porém único livro do poeta Casimiro de Abreu.

Rio Macaé
Localização a 4 Km de Casimiro de Abreu. Possui águas claras, transparentes, com temperatura amena e grande número de quedas d‘água e corredeiras, formadas em consequência do desnivelamento de seu perfil. A vegetação densa e abundante predomina junto as suas margens.

Praião
Praia oceânica com quiosques, equipamentos de ginástica e praça com pista de skate. Ao todo são 9 km de praia, dos quais 2,5 Km são urbanizados, com espaço para estacionamento. Propícia para esportes radicais aquáticos, caminhadas, corrida, passeios de bicicleta e muito mais.

Prainha
Praia de águas tranquilas formada pelo encontro do Rio São João com o Oceano Atlântico. O local é urbanizado com quiosques, onde se pode apreciar a culinária litorânea, com destaque para os frutos do mar e os petiscos. Local de fácil acesso que se apresenta como um passeio perfeito para famílias e casais de namorados, além de ser uma visita obrigatória para os amantes da cultura e da história.

Casas Coloniais
A casa onde funcionou a primeira Câmara Municipal do Município reúne os traços da arquitetura colonial que desenham as ruas históricas de Barra de São João.

Ponte de Arame
Estrada Serramar (RJ142) - Km 55. Ponto de encontro de diversos moradores da região para aproveitar a praia formada do outro lado da margem. A paisagem do Rio Macaé vista da ponte é de extrema beleza.

Rio São João
O Rio São João é excelente para navegar, e possui em suas margens rica diversidade de mata nativa, mangues e aves. Ao subir o rio, o visitante pode desfrutar de uma linda paisagem aos pés do Morro São João.

Morro São João
Uma visita ao morro é perfeita para os amantes da natureza e de esportes radicais. Oferece múltiplas possibilidades de trilhas e caminhadas ecológicas. Normalmente, os visitantes partem da Fazenda São João, sempre em grupos e obrigatoriamente acompanhados de um guia. A aventura pode durar até seis horas de caminhada.

Casa de Cultura
Construída no final do século XIX, a Estação Ferroviária Federal era por onde chegavam pessoas e informações da capital. Depois de muitos anos e reformas, o prédio da antiga Estação passou a abrigar, desde 1996, a Casa de Cultura. Hoje, o local é um espaço de expressão de diversas formas de arte. Diariamente, são ministrados cursos de aperfeiçoamento em várias técnicas de artesanato para pessoas de todas as idades.

Ilha Trinta Réis
A Ilha localizada a 500 metros das areias do Praião tem como peculiaridade o fato de ser um refúgio natural para as aves que lhe deram o nome. Um espetáculo a parte é a revoada das aves ao cair da noite. O local pode ser visitado de barco,mas subir na ilha exige um pouco de esforço.

Ponte Caída
Construída em 1942 para a travessia do Rio São João e ligação entre Cabo Frio e Barra de São João, a ponte foi condenada e desativada em 1959. Na década de 70 ela veio a desabar. Hoje, a “Ponte Caída” é um cartão postal de Barra de São João e desperta a curiosidade e a imaginação de visitantes e turistas.

Praça Feliciano Sodré
Ponto de encontro dos moradores e visitantes. Fica ao lado da Igreja Nossa Senhora da Saúde. Espaço arborizado com bancos, quiosques, banheiros e estátua em homenagem ao poeta Casimiro de Abre foi totalmente urbanizado em 2012.

Conheça mais sobre Casimiro de Abreu
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade