Últimos posts
Pontos Turísticos em Barra do Piraí
Fazenda do ciclo do café - Foto: Eduardo P - (Licença-cc-by-sa-3.0)
Fazenda do ciclo do café - Foto: Eduardo P - (Licença-cc-by-sa-3.0)

As lembranças dos tempos áureos do café permanecem preservadas em Barra do Piraí, no Vale do Paraíba. Várias fazendas do século 19 estão abertas à visitação, guardam mobiliário original e promovem saraus e chás nas tardes de sábado que remetem à época dos barões. É o caso das históricas Ponte Alta (1830) e Arvoredo (1854), que também recebem hóspedes e oferecem excelente estrutura de lazer para quem viaja com as crianças.

Principais Pontos Turísticos de Barra do Piraí:

A Catedral de Sant'Anna
Foi construída em 1881 pelo 3º Barão do Rio Bonito, José Pereira do Faro que foi líder do movimento que culminou, anos mais tarde, com a emancipação da freguesia de Barra do Piraí. A pedra fundamental foi lançada na presença do Imperador D. Pedro II do Brasil, quando visitou a freguesia da atual Barra do Piraí, a convite do próprio Barão, a fim que fosse inaugurada a capela provisória da mesma igreja, em 7 de agosto de 1864.

Aldeia das Águas Park Resort
Tem o maior toboágua do mundo, o Kilimanjaro, com 49,9 m de altura (equivalente a um prédio de 16 andares), capaz de causar a sensação de queda livre. Para os menos radicais, há piscinas de ondas e com correnteza, área infantil e saunas com hidros.

Fazendas do Ciclo do Café
O aprendizado sobre o Ciclo do Café começa na Fazenda da Taquara,de 1830. O casarão está preservadíssimo, com boa parte da mobília original. Na fazenda São João da Prosperidade, de 1830, a visita é guiada pela proprietária, que interpreta a filha do Barão do Rio Bonito, antiga moradora da casa. A Ponte Alta, de 1830, também entra no clima: a visita (fins de semana; ou sob reserva, mínimo de 15 pessoas) é conduzida por atores vestidos de barão e baronesa. Vale lembrar que as visitas só podem ser feitas com agendamento.

Fazenda São João da Prosperidade
A pequena loja ocupa um dos cômodos da sede da fazenda, de 1830 - durante a visita, você pode conhecer um pouquinho da casa. Há artesanato de palha, panos de prato bordados, tachos de cobre e outros produtos com cara de roça. Tanto a a boa linguiça de porco defumada quanto a cachaça são produzidas ali.

Conheça mais sobre Barra do Piraí
Destinos Rio de Janeiro
Publicidade